Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 09 Setembro > CJF adere à campanha “Setembro Amarelo” para prevenção ao suicídio e valorização da vida

Notícias

CJF adere à campanha “Setembro Amarelo” para prevenção ao suicídio e valorização da vida

Saúde

por publicado: 01/09/2021 07h53 última modificação: 01/09/2021 07h54

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio será celebrado em 10 de setembro e, pelo terceiro ano consecutivo, o Conselho da Justiça Federal (CJF) participará da campanha mundial “Setembro Amarelo”, que tem por objetivo a prevenção ao suicídio por meio  da conscientização e da discussão acerca do tema.

Ao longo do mês de setembro, o edifício-sede do CJF, em Brasília, será iluminado com luzes amarelas. O Órgão também realizará uma série de ações informativas junto ao seu corpo funcional, para identificação de sinais que possam levar ao suicídio e explicar como procurar ajuda.

Além disso, o laço amarelo, símbolo da campanha, será incluído na imagem do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e haverá a distribuição de laços aos servidores e colaboradores.

Campanha

No Brasil, a campanha “Setembro Amarelo” foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Dados do CVV mostram que, no Brasil, 32 pessoas se suicidam por dia. A taxa é superior às mortes causadas por doenças como câncer e AIDS.

Números da Organização Mundial de Saúde (OMS) também evidenciam que o suicídio é a única causa de mortalidade que não teve redução no número de casos nos últimos 50 anos e que nove em cada 10 casos de suicídios poderiam ser prevenidos.

Em razão dos reflexos da pandemia do coronavírus (Covid-19), a campanha ganha uma importância ainda maior em 2021. Isso porque o suicídio pode estar relacionado ao agravamento de doenças afetas à saúde mental, que se acentuaram devido às limitações impostas pela doença, gerando quadros de ansiedade e de depressão, os quais merecem atenção.

Algumas dicas

Mantenha contato com as pessoas que você gosta.

Fique atento a frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer”.

Ofereça ajuda e/ou procure ajuda psicológica.

Onde buscar ajuda?

Converse com o CVV pelo telefone 188 (ligação gratuita) ou por chat ou e-mail.

Ligue para o serviço médico do CJF: ramal 7508.

Acesse o site da campanha.