Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 09 Setembro > Corregedoria-Geral da Justiça Federal conclui inspeção ordinária no TRF5

Notícias

Corregedoria-Geral da Justiça Federal conclui inspeção ordinária no TRF5

Inspeção

por publicado: 21/09/2021 17h48 última modificação: 21/09/2021 17h50
Ministro Jorge Mussi afirmou que os resultados colhidos foram positivos

A Corregedoria-Geral da Justiça Federal concluiu, na última sexta-feira (17/9), os trabalhos de inspeção ordinária no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). As atividades, realizadas na modalidade presencial, tiveram início no dia 13 de setembro e foram encerradas após a inspeção em mais de 30 unidades da Corte. 

O corregedor-geral e vice-presidente do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Jorge Mussi, participou da solenidade de encerramento da inspeção e adiantou que os resultados colhidos foram positivos: “Pelos relatos que já me foram repassados, a semana foi de muito trabalho e bastante exitosa, em especial quanto à troca de informações e o registro de boas práticas de gestão”. O ministro também destacou o bom desempenho daquela Corte no que diz respeito às ações na área de tecnologia.  

“Este TRF5, berço do PJe, pelo que pude perceber, prioriza o princípio da razoável duração do processo, sendo que os recursos tecnológicos oferecidos pelo processo eletrônico são destaques no alcance dos bons resultados aqui verificados. As boas práticas encontradas neste Tribunal devem ser disseminadas, na medida em que agilizam o julgamento dos inúmeros recursos recebidos no Tribunal e proporcionam a economia de recursos públicos”, pontuou o corregedor-geral. 

Ainda durante a sessão, o ministro Jorge Mussi prestou uma homenagem póstuma ao ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), José Augusto Delgado, que faleceu no dia 8 deste mês: “De pulso firme e de coração sensível, com seu carisma e dialética próprios dos grandes homens, o ministro Delgado, como era carinhosamente chamado por todos, arrebatou uma legião de admiradores, dentre os quais eu me incluo. Ele deixa um belíssimo legado de comprometimento com a magistratura e o seu propósito finalístico de ministrar a Justiça com altíssima qualidade, aplicando as leis sem descuidar da humanidade por trás dos conflitos”. 

Em seu discurso, o presidente do TRF5, desembargador federal Edilson Nobre, destacou a importância dos trabalhos realizados: “Esse tipo de iniciativa proporciona uma troca de experiência e de aprendizado entre os órgãos da Justiça Federal. Estamos à disposição para receber as recomendações que se fizerem necessárias para aprimorar os nossos serviços”, declarou o magistrado. 

Encaminhamento 

O Relatório de Inspeção do TRF5 será submetido à aprovação do Conselho da Justiça Federal (CJF) e encaminhado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em seguida, será publicado na página eletrônica da Corregedoria-Geral, para que possa ser consultado por qualquer cidadão interessado. 

*Com informações do TRF5