Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 10 Outubro > Especialistas americanos ministram aula sobre prisões de alta segurança no curso "Sistema Penitenciário Federal”

Notícias

Especialistas americanos ministram aula sobre prisões de alta segurança no curso "Sistema Penitenciário Federal”

Capacitação

por publicado: 01/10/2021 15h46 última modificação: 01/10/2021 15h46
A capacitação acontece até o dia 8 de outubro de 2021, na modalidade EaD

O Conselho da Justiça Federal (CJF), por intermédio do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), promoveu, na quinta-feira (30/9), via webconferência, a terceira aula do curso “Sistema Penitenciário Federal”. A capacitaçãodestinada a juízes federais de varas criminais ou com competência criminal, policiais penais e assessores de magistrados contou com tradução simultânea para o idioma português. 

O encontro foi ministrado pelo comissário das prisões na Carolina do Norte, nos Estados Unidos da América (EUA), Todd Ishee, e pelo diretor executivo do Instituto de Gestão Correcional do Centro de Justiça Criminal do Texas (CMIT), também nos EUA, Doug DretkeA mediação e a tutoria do evento foram realizadas pelo coordenador científico do curso e corregedor da Penitenciária Federal de Mossoró (RN), juiz federal Walter Nunes da Silva Júnior, coordenador-geral do Fórum Permanente do Sistema Penitenciário Federal. 

Na abertura do evento, o juiz federal Walter Nunes da Silva Júnior destacou a excelente qualidade acadêmica e profissional dos currículos dos convidados e afirmou que a presença deles elevava o nível técnico do curso. “Nós queríamos muito ter esse intercâmbio e estamos ávidos para ouvi-los e poder conhecer com mais profundidade o sistema penitenciário americano”, pontuou o magistrado. 

Supermax  

O diretor executivo do CMITDoug Dretke, iniciou a aula magna afirmando que o fundamento de qualquer prisão é de que deve ser segura para os funcionários, para os prisioneiros que estão sob a responsabilidade do Estado e para toda a comunidadeO conferencista também expôs a importância dos trabalhos de reabilitação social realizados nas penitenciárias americanas de alta segurança.  

“Parte dos nossos prisioneiros vão retornar à comunidade. Queremos fornecer programas que permitam uma mudança de comportamento. Devemos pensar em como podemos manter os presos conectados com a sociedade, como podemos fazer com que eles mudem e sejam colocados em unidades menos restritas, o que podemos fornecer para que o comportamento deles se torne menos violento não só na prisão, mas quando eles retornarem à sociedade”, refletiu o especialista. 

Dando continuidade, o comissário das prisões na Carolina do Norte, Todd Ishee, apresentou a definição e as características das prisões e instalações chamadas “supermax”, criadas em nível federal nos anos 1980. O palestrante explicou que a supermax é uma unidade de alojamento de alta custódia e altamente restritiva, com instalação segura, ou uma área inteira de segurança, que isola os presos. 

especialista também abordou a história das penitenciárias estaduais americanas e mostrou imagens das estruturas internas e externas dos principais modelos das atuais supermax, localizadas desde a costa leste à oeste dos EUA. Ao tratar das instalações, o conferencista exibiu as dinâmicas internas de tais prisões, como esquemas de segurança e monitoramento, gerenciamento de riscos, treinamentos de equipes, operações de contenção, revisão operacional e controle de qualidade.  

Todd Ishee ainda traçou um perfil dos prisioneiros das supermax americanas, elogiou a segurança e a eficiência do trabalho realizado por essas penitenciárias, que fazem não apenas a retenção, mas também fornecem programas e tratamentos de reabilitação de presos, tais como cursos e atividades de socialização interna. “O objetivo é devolvê-los de forma segura para a população”, afirmou o comissário de prisões da Carolina do Norte. 

Avaliação 

Ao fim do encontro, o juiz federal Walter Nunes da Silva Júnior destacou a excelência da aula magna ministrada: “Como nós esperávamos foi brilhante e muito importante. Superou todas as nossas expectativas e trouxe uma fonte de conhecimento muito importante. Estamos felizes de verificar que, aqui no Brasil, nós adotamos muito o que foi dito e exposto acerca da doutrina prisional de segurança máxima americana”. 

Para mais informações sobre o curso “Sistema Penitenciário Federal”clique aqui.    

 

Leia mais: