Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 10 Outubro > Workshop “Diálogos e Cooperação no Sistema Recursal dos Juizados Especiais Federais”

Notícias

Workshop “Diálogos e Cooperação no Sistema Recursal dos Juizados Especiais Federais”

Evento

por publicado: 19/10/2021 13h51 última modificação: 08/11/2021 18h46
O evento possui carga horária de 10 horas e será realizado nos dias 10 e 11 de novembro

O Conselho da Justiça Federal (CJF), por intermédio do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) e da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU), realizará, nos dias 10 e 11 de novembro, a 5ª edição do workshop “Diálogos e Cooperação no Sistema Recursal dos Juizados Especiais Federais”. 

webconferência possui carga horária de 10 horas e é destinada a magistrados, assessores ligados ao sistema recursal dos Juizados Especiais Federais (JEFs) diretamente envolvidos no juízo de admissibilidade dos Pedidos de Uniformização de Interpretação de Lei Federal. O objetivo do evento é proporcionar aos participantes um fórum de debates acerca da análise dos pedidos de uniformização, com vistas ao aprimoramento da prestação jurisdicional.  

Programação preliminar 

Estarão presentes na mesa de abertura o coordenador científico do workshop, ministro Ricardo Villas Bôas Cuevao presidente da Comissão Gestora de Precedentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Paulo de Tarso Sanseverinoo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Andre Luís Guimarães Godinho. 

A juíza federal auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Federal e coordenadora científica do evento, Daniela Pereira Madeirao juiz auxiliar da TNU e coordenador científico do workshop, Daniel Machado da Rocha, além do presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), juiz federal André Brandão de Brito Fernandes, também comporão a mesa de abertura.  

Debates 

O primeiro tema da webconferência será “A qualificação jurídica da prova e a impossibilidade de reexame das provas em sede de incidente de uniformização”O debate será presidido pela juíza federal Daniela Pereira Madeira e ministrado pela juíza federal da Turma Recursal da Seção Judiciária de Pernambuco, Polyana Falcão Brito. 

O segundo assunto será “Agravos no sistema recursal dos Juizados Especiais Federais”, presidido pelo juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Federal, João Batista Lazzari, com exposição do juiz federal e membro da TNU e da Turma Recursal da Seção Judiciária de Minas Gerais, Ivanir César Ireno Júnior. 

Oficinas 

As oficinas de trabalho serão realizadas no segundo dia de workshop. O tema da oficina I é “Impacto das novas tecnologias nos Juizados Especiais Federais”, que contará com a coordenação dos seguintes juízes federais e membros da TNU: Gustavo Melo Barbosa, da Turma Recursal da Seção Judiciária do Ceará, e Susana Sbrogio Galia, da Turma Recursal da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul.  

Já a oficina II discutirá “Gestão de Precedentes” sob a coordenação dos juízes federais João Batista Lazzari e Paulo Cezar Neves Júnior, sendo este último membro da TNU e da Turma Recursal da Seção Judiciária de São Paulo.  

Na oficina III será debatido o assunto “Formas impugnativas nos Juizados Especiais Federais”, que contará com a coordenação do juiz federal da Turma Recursal da Seção Judiciária de Santa Catarina, Jairo Gilberto Schäfer, e do juiz federal e membro da TNU, Fábio de Souza Silva, da Turma Recursal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro. 

As proposições discutidas durante as oficinas de trabalho serão levadas à plenáriaa ser realizada no dia 11 de novembro às 14 h.  

Para mais informações acesse a página do evento