Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 11 Novembro > “Novembro Azul”: CJF adere à campanha mundial de combate ao câncer de próstata

Notícias

“Novembro Azul”: CJF adere à campanha mundial de combate ao câncer de próstata

Conscientização

por publicado: 04/11/2021 11h08 última modificação: 04/11/2021 11h08
O objetivo é chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina

O Conselho da Justiça Federal (CJF) adere mais uma vez à campanha anual “Novembro Azul”, que visa conscientizar a respeito de doenças masculinas, com destaque para a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstataAo longo do mês, serão promovidas ações alusivas ao tema, tais como iluminação do prédio na cor azul, inclusão do laço azul na imagem do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) disseminação virtual e física de informações sobre a prevenção e tratamento das doenças masculinas. 

Criada em 2003, na Austrália, a campanha “Novembro Azul” chama a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. O objetivo é incentivar os homens acerca da importância de se adotar hábitos saudáveis e incorporar o costume de consultar o médico para a realização dos exames preventivos ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, de forma a aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade. 

Câncer de próstata 

câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. No Brasil, segundo dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, correspondendo, no ano de 2020, a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino. Entretanto, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.  

Parte desses tumores podem crescer de forma rápida e espalhar-se para outros órgãos. Entretanto, a maioria cresce de forma lenta e não apresenta nenhum sintoma ou, quando apresenta, é semelhante ao do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Porém, na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou até infecção generalizada insuficiência renal. 

Diagnóstico e tratamento 

O diagnóstico precoce é a estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de um tratamento bem-sucedido.  

Alguns procedimentos importantes para a detecção de doenças masculinas são exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA). 

orientação é que esses procedimentos sejam realizados quando há sinais e sintomas sugestivos da doença ou se a pessoa pertencer a grupos com maior chance de ter a doença. Os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata são: 

  • idade acima de 50 anos; 
  • fatores genéticos (hereditários);  
  • pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos; 
  • excesso de gordura corporal; e 
  • exposições a substâncias como agrotóxico, produtos de petróleo, motor de escape de veículo e fuligem. 

Diversos tratamentos podem ser realizados em caso positivo de câncer de próstata, a depender da evolução e da área em que foi localizada a enfermidade. Entre os procedimentos disponíveis estão a realização de cirurgia, radioterapia e terapia hormonal.  

 

*Com informações do INCA e da Agência Nacional de Saúde (ANS)