Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 11 Novembro > Ministros Marco Aurélio Bellizze e Moura Ribeiro tomam posse como membros do CJF

Notícias

Ministros Marco Aurélio Bellizze e Moura Ribeiro tomam posse como membros do CJF

Sessão

por publicado: 29/11/2021 19h52 última modificação: 29/11/2021 19h52
Os magistrados, que atuarão como membros efetivo e suplente, respectivamente, receberam as boas-vindas do Pleno

No início da sessão ordinária de julgamento desta segunda-feira (29/11), o Conselho da Justiça Federal (CJF) empossou os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marco Aurélio Bellizze e Moura Ribeiro como membros efetivo e suplente do CJF, respectivamente. A solenidade foi conduzida pelo presidente do Conselho e do STJ, ministro Humberto Martins, que, em nome do CJF e dos Tribunais Regionais Federais (TRFs)desejou boas-vindas e sucesso neste biênio que se inicia.  

Na ocasião, ministro Humberto Martins exaltou o extenso currículo dos novos membros e reiterou que o respeito e admiração pelos dois notáveis magistrados aumenta a cada dia, tanto pelas suas qualidades pessoais quanto pelo trabalho de excelência por eles exercido naplicação do Direito no âmbito do STJ: “Esses dois ministros desempenham um trabalho de excelência no exercício de suas funções judicantes de forma ética, sábia e justa, cumprindo seus verdadeiros papéis de magistrados brasileiros. 

O presidente do Conselho também destacou que os magistrados honram o STJ e irão abrilhantar e engrandecer o CJF com seus trabalhos“Tenho, por certo, que Vossas Excelências contribuirão de forma brilhante e notável para o enriquecimento deste Conselho, não só pela qualidade técnica, mas também pela vida e ética de ambos, características que são o caminho do verdadeiro juiz. Desejo vida justa, efetiva e sábia nas decisões”.  

Agradecimentos 

O ministro Marco Aurélio Bellizze agradeceu os cumprimentos manifestou o seu desejo de ter uma passagem bastante útil, assim como fizeram os ministros que o antecederam. O magistrado também afirmou ser uma honra integrar o Colegiado e assumir o cargo de membro efetivo na Justiça Federal, em especial no Pleno do CJFcuja função, é tornar mais ameno o caminho da Justiça Federal, proporcionando apoio e acompanhamento na sua estrutura. 

Então, com esse espírito, presidente, digo que se tenho dúvidas no cumprimento da missão, da dificuldade, eu tenho certeza que estou em boa companhia. Assumo, além da promessa realizada na tribuna, o compromisso de agir com o coração e de criar um espírito fraterno, mas tudo isso direcionado à melhoria e à nossa função essencial que é prestar bem e a tempo devido a jurisdição no nosso País que tanto precisa”, afirmou o magistrado. 

O ministro Moura Ribeiro também agradeceu as gentis palavras proclamadas pelos colegas e pontuou que o momento é de alegria e de responsabilidade na difícil missão que se tem no CJF, de olhar o trabalho constitucional da Justiça Federal e louvar os princípios que indicam os fundamentos da República, a fim de construir uma sociedade mais livre, justa e solidária. 

É realmente um momento de alegria, de festejar. São quase 39 anos de carreira na magistratura”, pontuou ministro Moura Ribeiro, que também exaltou o seu colega de gestãoministro Marco Aurélio Bellizzeque chegou há quase 9 anos no STJVenho acompanhando os passos do ministro. É uma alegria muito grande ter o ministro Bellizze como um grande orientador e uma pessoa de raciocínio rápido, que conhece profundamente o Direito e demonstra isso em todas as sessões". 

Pleno 

Os ministros Marco Aurélio Bellizze e Moura Ribeiro também foram homenageados e saudados pelos demais membros do Colegiado do CJF, pelo representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), advogado Luiz Cláudio Silva Allemand, pelo presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), juiz federal Eduardo André Brandão de Brito Fernandes, e pelo representante do Ministério Público Federal (MPF), subprocurador-geral da República Francisco Rodrigues dos Santos Sobrinho.