Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Abril > Tribunal Regional Federal da 1ª Região tem novos dirigentes

Notícias

Tribunal Regional Federal da 1ª Região tem novos dirigentes

Posse

por publicado: 19/04/2022 18h53 última modificação: 19/04/2022 18h53
O desembargador federal José Amilcar Machado assumiu a Presidência do TRF1 no dia 18 de abril

Autoridades civis e militares das três esferas do Poder, nos níveis federal, estadual e distrital, representantes do Ministério Público, de entidades de classes e de associações marcaram presença na posse da nova gestão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) ocorrida na segunda-feira, dia 18 de abril, em sessão solene híbrida (presencial e virtual) realizada na sala de sessões Plenárias do Tribunal, em Brasília (DF).

O desembargador federal José Amilcar Machado assumiu a Presidência do maior Tribunal Regional Federal do País, com jurisdição no Distrito Federal e em mais 13 estados da Federação. Na vice-presidência do Tribunal, foi empossada, de forma virtual, a desembargadora federal Ângela Catão Alves. A desembargadora federal Mônica Sifuentes foi empossada no cargo de corregedora regional da Justiça Federal da 1ª Região.

Transmitido em tempo real ao público, por meio do canal do TRF1 no YouTube, o ato solene de posse conduzido pelo então presidente, desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes, foi realizado com a presença mínima de participantes em razão das medidas preventivas adotadas pelo Tribunal para se evitar a propagação do coronavírus.

Após a execução do Hino Nacional pela banda de música do Grupamento de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, o desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes proferiu sucintas palavras encerrando o mandato e agradecendo o apoio recebido durante sua gestão. O magistrado fez um agradecimento especial ao presidente do Superior Tribunal de Justiça e Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins. “Vossa Excelência, ministro Humberto Martins, desde o primeiro dia de seu mandato apoiou este Tribunal. Foi fundamental para a criação do TRF 6ª Região. Foi fundamental para a ampliação deste Tribunal realizando um sonho de mais de 20 anos desta Corte”.

Por fim, o o desembargador federal desejou sucesso ao novo presidente do TRF1 em sua nova missão à frente do Tribunal. “Que Deus abençoe Vossa Excelência, que Deus abençoe este Tribunal, que Deus abençoe este nosso Brasil”.

Em seguida, o desembargador federal José Amilcar Machado prestou o compromisso de posse e assinou o termo de posse lido pelo diretor-geral do TRF1 Carlos Frederico Maia Bezerra. O novo presidente recebeu o Grande-Colar do Mérito Judiciário "Ministro Nelson Hungria", símbolo da Presidência do Tribunal.

Já empossado, José Amilcar Machado convidou Ângela Catão e Mônica Sifuentes para a assinatura dos termos de posse nos cargos de vice-presidente e de corregedora regional, respectivamente, declarando-as empossadas.

Em seu pronunciamento, o desembargador federal José Amilcar Machado afirmou ser uma honra assumir a Presidência do Tribunal e que pretende ter uma atuação discreta. “Vou agir com cautela e discernimento. Espero que não confundam com omissão, insegurança e politicagem”, afirmou.

José Amilcar lembrou também das peculiaridades da 1ª Região, ressaltando a questão ambiental, “tema constitucional impostergável e de necessário enfrentamento imediato em todos os quadrantes. Essa sinalização indica que a governança da 1ª Região gera cenários complicados. Por isso que, em gestão integrada, estarão comigo minhas colegas desembargadoras Ângela Catão e Mônica Sifuentes. Somos, portanto, três mineiros a enfrentar o desafio com transparência e bons propósitos”.

Encerrando seu discurso, o novo presidente do TRF1 assumiu o compromisso de observar a previsão constitucional da construção de uma sociedade fraterna e solidária.

Mesa de Honra 

Compuseram a mesa de hora, juntamente com o desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins; o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques; o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; o procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 1ª Região, José Robalinho Cavalcanti; e o representante do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coelho.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRF1