Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Agosto > Ministro Humberto Martins preside sua última sessão à frente do CJF

Notícias

Ministro Humberto Martins preside sua última sessão à frente do CJF

Sessão

por publicado: 22/08/2022 20h37 última modificação: 22/08/2022 20h42
A reunião também foi a última do ministro Jorge Mussi, na condição de vice-presidente do Órgão
Ministro Humberto Martins, presidente do CJF

Ministro Humberto Martins, presidente do CJF

A sessão ordinária de julgamento do Conselho da Justiça Federal (CJF) realizada nesta segunda-feira (22/8) foi a última com as presenças dos ministros Humberto Martins e Jorge Mussi nos respectivos cargos de presidente e vice-presidente do Órgão. Os magistrados encerrarão seus mandatos à frente do CJF e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) na próxima quinta-feira (25/8), quando serão empossados os também ministros do STJ Maria Thereza de Assis Moura, no cargo de presidente, e Og Fernandes, na vice-presidência das duas Casas. 

Durante a solenidade, os ministros Humberto Martins e Jorge Mussi receberam do CJF e também da Associação dos  Juízes Federais do Brasil (Ajufe) placas em homenagem ao trabalho desempenhado durante o biênio 2020-2022.  

Em seu discurso, o ministro Humberto Martins afirmou que o biênio foi gratificante, restando a sensação de dever  cumprido, e agradeceu a todos que participaram da gestão e, sobretudo, aos cidadãos que acreditam no Judiciário. O magistrado também expressou sua gratidão ao ministro Jorge Mussi pelo companheirismo e parceria:Vossa Excelência merece todas as homenagens. Com notável zelo e diligência, conduziu a Corregedoria-Geral da Justiça Federal atuando pelo aperfeiçoamento da Justiça Federal e pela valorização da magistratura federal”. 

O presidente do CJF destacou ser uma honra e uma grande responsabilidade presidir o STJ e o CJF, ao afirmar ter a sensação de dever cumprido. Busquei desburocratizar a Justiça Federal, em busca de uma Justiça rápida, transparente e que exercitasse as suas atividades com liberdade, responsabilidade e competência. A Justiça Federal tem trabalhado muito pelo Brasil”, declarou o magistrado.  

O ministro Humberto Martins desejou sucesso à nova diretoria: “Que seja uma gestão a favor não só do Poder Judiciário, mas também em favor da cidadania brasileira. Que se faça uma gestão participativa, agregadora, com humildade, sabedoria, prudência. Tenho certeza de que o STJ e o CJF estão trabalhando de mãos firmes e competentes, em busca de uma Justiça humana, eficiente, competente, jurisdicionada não só com transparência e efetividade, mas em prol do cidadão. 

Vice-presidente 

O ministro Jorge Mussi agradeceu aos conselheiros a atenção dispensada ao Colegiado e declarou sua honra em ter assumido a vice-presidência do STJ e do CJF e a Corregedoria-Geral da Justiça Federal ao lado do ministro Humberto Martins: “Vossa Excelência foi incansável à frente do CJF e muito me honra ter compartilhado as atividades desta gestão, que deixará um legado belíssimo às próximas gerações”. 

O vice-presidente do CJF ainda afirmou sua certeza de que foram dois anos de árduo e profícuo trabalho. “Quero deixar registrada a minha profunda admiração ao ministro Humberto Martins. Quero parabenizá-lo pela forma brilhante como conduziu a presidência do Conselho neste biênio que agora está terminando. Foram inúmeros os feitos que tramitaram neste Plenário em prol da Justiça Federal e da sociedade brasileira ao longo destes dois anos”, reforçou o ministro. 

Integrantes do Pleno 

Em nome do Colegiado, o ministro Marco Buzzi saudou o presidente e o vice pelo serviço desempenhado e reiterou “o reconhecimento ao padrão e à eficiência do ministro Humberto Martins na condução dos trabalhos”. O magistrado também desejou à nova gestão o pleno êxito e que a Justiça Federal mantenha este padrão.  

A ministra Assusete Magalhães saudou os ministros Humberto Martins e Jorge Mussi pela profícua e exitosa gestão à frente dos órgãos no último biênio: “Muitas foram as realizações que se produziram mediante o trabalho deste Conselho em prol do aprimoramento da Justiça Federal de 1º e 2º graus. Tenham a certeza de que podem sair do CJF com a convicção do dever cumprido e bem cumprido”.  

O ministro Marco Aurélio Bellizze os cumprimentou pela gestão, pelas realizações alcançadas e pelo trato com que foram desenvolvidos os trabalhos. “Parabéns à gestão dos ministros Humberto Martins e Jorge Mussi, que brilharam em um momento difícil da vida nacional e mundial. Fizeram muito, fizeram bem e fizeram diferente”, declarou o magistrado.  

O ministro Sérgio Kukina declarou sua satisfação em ter trabalhado sob a presidência dinâmica e otimista do ministro Humberto Martins. “A reboque do vosso otimismo, vieram os resultados, simbolizando a eficiência dos trabalhos deste Conselho sob a labuta de Vossa Excelência, ladeado pelo estimado ministro Jorge Mussi”, afirmou. 

O presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador federal Messod Azulay Neto, também agradeceu pelo apoio cordial e pelas palavras de estímulo proferidas pelo ministro Humberto Martins ao longo do biênio. “Cumprimento Vossa Excelência pela excelente gestão que fez, empreendedora e edificadora. Meus parabéns por tudo que fez pela magistratura federal, parabenizou. 

A presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos, agradeceu o convívio, o qual afirmou ter sido de intenso aprendizado e de alegria “por ver o quanto o ministro Humberto Martins e o ministro Mussi têm feito pela Justiça Federal e pela magistratura”.  

O presidente do TRF4, desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, expressou seus agradecimentos e afirmou que o biênio foi histórico para a Justiça Federal: “Foi uma gestão de muitas realizações e iniciativas, que produziram resultados que serão lembrados para sempre”. 

O presidente do TRF5, desembargador federal Edilson Pereira Nobre Júnior, também exprimiu seus agradecimentos ao auxílio prestado pela diretoria. “A gestão criou uma aura de relacionamento com os TRFs e, desta, surgiu um vínculo de confiança que permitiu que os Tribunais fossem ouvidos, expressassem as suas dificuldades e descobrissem a solução para os seus problemas”, pontuou o desembargador federal. 

A presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes, agradeceu os trabalhos desempenhados pela gestão do ministro Humberto Martins para a instalação do Tribunal: “Quero agradecer a Vossa Excelência e a este Conselho por todo o apoio que deram incansavelmente à estruturação e à criação do TRF6, que hoje é uma realidade para Minas Gerais, graças a este empenho do CJF, tão bem conduzido por Vossa Excelência”. 

Ajufe, MPF e OAB 

O presidente da Ajufe, juiz federal Nelson Gustavo Mesquita Ribeiro Alves, pontuou que o biênio foi bastante exitoso e produtivo para a magistratura federal. “Presidente Humberto Martins, Vossa Excelência nos fez ver como a magistratura federal deve ser tratada. Um tratamento com absoluto respeito e extrema cordialidade. Também nos fez ver ainda que o CJF é nossa casa, e sempre andou de mãos dadas com a magistratura federal e, por isso, somos eternamente gratos”, afirmou o juiz federal. 

A representante do Ministério Público Federal (MPF) no Conselho, subprocuradora-geral da República Ana Borges Coelho  Santos, declarou que a homenagem é justa e merecida, e evidenciou sua grata surpresa em relação ao tratamento que recebeu em sua chegada ao Pleno: “Foi um traço ser uma gestão coesa, que preservou a unidade e a diversidade do que é a Justiça Federal, mas pensando sempre no jurisdicionado”. 

O representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), advogado Luiz Cláudio Allemand, aproveitou a oportunidade para agradecer a atenção dispensada pela gestão à advocacia, em nome do presidente do Conselho da OAB, Beto Simonetti”.