Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Dezembro > Secretário-geral do CJF participa do “II Congresso Internacional de Direito Probatório”

Notícias

Secretário-geral do CJF participa do “II Congresso Internacional de Direito Probatório”

Institucional

por publicado: 06/12/2022 14h00 última modificação: 06/12/2022 14h00
O juiz federal Daniel Marchionatti proferiu palestra sobre raciocínio probatório e imparcialidade

O secretário-geral da Conselho da Justiça Federal (CJF), juiz federal Daniel Marchionatti, participou, nesta terça-feira (6), do II Congresso Internacional de Direito Probatório, em Porto Alegre (RS). O magistrado apresentou a palestra “Raciocínio probatório e imparcialidade” no evento, que teve início na segunda (5), na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

O juiz federal abordou, entre outros aspectos, a parcialidade involuntária; a dissonância cognitiva, com ênfase nas informações contraditórias; os vieses cognitivos; os efeitos no processo (comprometimento involuntário da imparcialidade, falta de estudos empíricos, juiz de boa-fé e caso limítrofe); o Direito Comparado (Common Law, jurados, Civil Law Latino e Civil Law Germânico); e a Lei Anticrime. 

O “II Congresso Internacional de Direito Probatório” recebeu, em sua programação, palestrantes nacionais e internacionais, para o debate de temas como: “Provas e processo coletivo”, “O papel das partes e do juiz. Ônus e deveres probatórios”, “Provas baseadas na memória e documentos”, “Prova, investigação e processo penal” e “O futuro do Direito Probatório”.