Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Fevereiro > Comitê Executivo do Pacto da Desjudicialização da Previdência Social realiza primeira reunião do ano de 2022

Notícias

Comitê Executivo do Pacto da Desjudicialização da Previdência Social realiza primeira reunião do ano de 2022

Corregedoria-Geral

por publicado: 15/02/2022 15h12 última modificação: 15/02/2022 15h12
O grupo é responsável pelo acompanhamento e execução da Estratégia Nacional Integrada sobre o tema
Reunião do Comitê Executivo do Pacto da Desjudicialização da Previdência Social

Reunião do Comitê Executivo do Pacto da Desjudicialização da Previdência Social

O Comitê Executivo que acompanha e executa a Estratégia Integrada para Desjudicialização da Previdência Social realizou, no dia 2 de fevereiro, mais uma reunião sob coordenação do Conselho da Justiça Federal (CJF), por intermédio dos juízes federais auxiliares da Corregedoria-Geral, Daniela Pereira Madeira e João Batista Lazzari. O grupo deu continuidade aos trabalhos realizados durante o segundo semestre de 2021, nos meses de outubro e novembro.  

Instituído pela Portaria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) n. 127/2019, o Comitê Executivo visa tratar em seus encontros, por meio de diálogo multipartite, as reais causas da litigiosidade previdenciária e buscar medidas para a melhoria no processamento dos processos administrativos e judiciais da matéria.  

Neste sentido, integrantes do grupo pelo Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) e pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vêm contribuindo com a exposição de dados estatísticos em relação ao acervo dos requerimentos administrativos apresentados pelos segurados e esclarecendo sobre medidas adotadas à sua redução. Trimestralmente, será encaminhado ao Comitê como está a absorção da demanda em relação às entradas e saídas mensais desses procedimentos na autarquia. 

O grupo também analisou outro ponto de interesse: a temática relativa ao cumprimento, pelo INSS, das determinações judiciais dentro dos prazos estipulados nas decisões proferidas, a fim de se encontrar soluções para onde há maiores atrasos. Nesse âmbito, já está em andamento a promoção do diálogo acerca de eventuais funcionalidades disponíveis no sistema de Processo Judicial eletrônico (PJe) que possam impactar nesse fluxo. 

Ainda no encontro, o Comitê emitiu à Presidência do INSS um ofício com sugestões sobre alguns pontos da minuta de instrução normativa que visa substituir a Instrução Normativa INSS/PRES n. 77/2015, e deu esclarecimentos sobre o controle automatizado criado pela DATAPREV em face do acordo homologado perante o Supremo Tribunal Federal (STF), no Recurso Extraordinário n. 1.171.152/SC, o qual estabelece prazos ao INSS para análise da concessão de auxílios e benefícios.  

A próxima reunião do Comitê do Pacto da Desjudicialização da Previdência Social está agenda para o mês de março.