Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Fevereiro > Ministras Assusete Magalhães e Regina Helena Costa tomam posse como membros do CJF

Notícias

Ministras Assusete Magalhães e Regina Helena Costa tomam posse como membros do CJF

Sessão

por publicado: 22/02/2022 10h34 última modificação: 22/02/2022 10h34
As magistradas assumem, respectivamente, como membros efetivo e suplente do Colegiado

A primeira sessão de julgamento do Conselho da Justiça Federal (CJF) no ano de 2022, realizada nesta segunda-feira (21/2), foi marcada pela posse das ministras Assusete Magalhães e Regina Helena Costa, que assumiram os cargos de membro efetivo e suplente do Colegiado, respectivamente. A solenidade foi conduzida pelo presidente do CJF, ministro Humberto Martins, que, em nome de todo o Pleno, desejou as boas-vindas e enalteceu o qualificado currículo e a exemplar dedicação das magistradas em suas funções.

O ministro Humberto Martins destacou sua satisfação em dar posse às novas conselheiras e afirmou que ambas engrandecem a magistratura brasileira: “São duas magistradas eminentes, notáveis, sábias e preparadas, que vêm e têm origem da Justiça Federal. São duas mulheres que enobrecem o Judiciário brasileiro e são reconhecidas pela excelência do seu trabalho, com relevantes serviços prestados à Justiça, à cidadania e ao mundo jurídico”.

A ministra Assusete Magalhães expôs sua honra em suceder o ministro Sebastião Reis Júnior no cargo de membro efetivo e relembrou sua trajetória na Justiça Federal: “Sou egressa da Justiça Federal. Integrei este Conselho de 2006 a 2008, quando presidi o TRF da 1ª Região. E hoje, honrada, a ele retorno. Pude testemunhar o relevante trabalho do CJF ao longo do tempo na estruturação, na expansão, no aprimoramento, no fortalecimento e na manutenção da Justiça Federal”.

Já a ministra Regina Helena Costa agradeceu as palavras acolhedoras e a oportunidade de poder integrar o CJF: "Minhas palavras também são de compromisso no sentido da responsabilidade e da importância das tarefas a serem desenvolvidas. Estarei à disposição e com disponibilidade para poder contribuir da melhor maneira possível”. A magistrada também parabenizou, desejou sucesso à conselheira Assusete Magalhães e afirmou que a participação dela engrandecerá o Conselho e o iluminará com sua percepção feminina e sensível.

Saudações

O representante do Ministério Público Federal (MPF), subprocurador-geral da República, Francisco Rodrigues dos Santos Sobrinho, parabenizou as ministras e ressaltou que o CJF se engrandece com o ingresso de ambas. O subprocurador-geral relembrou que a participação feminina no Judiciário ainda é proporcionalmente muito inferior à masculina e que, apesar disso, o trabalho pelas mulheres neste âmbito é de destaque e nele encontra-se “muito equilíbrio, precaução e cuidado na forma de decidir as questões que são postas”.

Na sequência, o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), juiz federal Eduardo André Brandão de Brito Fernandes, destacou que ambas conhecem a realidade dos juízes federais por serem oriundas da Justiça Federal. “Sempre muito transparentes, serenas e educadas conosco. Só vêm a engrandecer todos os debates que norteiam a direção da Justiça Federal. Muita sorte, muito diálogo e muito sucesso aqui no CJF!”, desejou o presidente da Ajufe.

O representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), advogado Luiz Cláudio Allemand, também congratulou e felicitou as ministras Assusete Magalhães e Regina Helena Costa pela posse no Pleno.