Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Junho > Comitê Gestor do Sistema de Tecnologia da Informação da Justiça Federal se reúne presencialmente no CJF

Notícias

Comitê Gestor do Sistema de Tecnologia da Informação da Justiça Federal se reúne presencialmente no CJF

Reunião

por publicado: 15/06/2022 13h52 última modificação: 15/06/2022 13h52
O encontro contou com a presença de dirigentes de TI dos Tribunais Regionais Federais

O Comitê Gestor do Sistema de Tecnologia da Informação da Justiça Federal (Sijus) retomou, no dia 9 de junho, a realização de suas reuniões presenciais, na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF). Instituído pela Resolução CJF n. 743/2021, o grupo se reúne mensalmente, sob a coordenação da Secretaria de Tecnologia da Informação do Conselho (STI/CJF), e é integrado por técnicos e dirigentes de TI dos Tribunais Regionais Federais (TRFs).

A pauta contemplou discussões sobre contratações conjuntas e revisão da Resolução CJF n. 279/2013; a implementação da Política de Governança de TI; e prioridades do recém-instituído Comitê de Arquitetura. Também foram debatidas a Política de Gestão de Pessoas; o Portfólio de Projetos Nacionais de TI; o quadro de pessoal de TI do Judiciário; o Plano de Treinamento aos diretores de TI do Sijus; e ações conjuntas de segurança da informação.

O secretário de Tecnologia da Informação do Conselho, Tiago da Costa Peixoto, ressaltou a importância do retorno do grupo aos trabalhos presenciais para a promoção de reuniões mais extensas e com uma agenda de discussão mais ampla. Além disso, segundo ele, os debates nesta modalidade são mais profícuos, porquanto é possível analisar mais profundamente os temas.

“Estamos discutindo aqui ações de âmbito nacional. Seria muito mais difícil trabalhar de forma integrada sem a existência de um Comitê como este, porque discutimos as questões sob a perspectiva de todos os TRFs do Brasil. Então, promovemos a integração, aparamos arestas e lapidamos propostas, de forma que fique viável para todos, dentre outros benefícios”, afirmou o secretário de TI do CJF.

Sijus

O Sistema de Tecnologia da Informação da Justiça Federal tem por objetivo apoiar a governança de TI e realizar a gestão da TI no âmbito do Conselho e da Justiça Federal de 1º e 2º graus. A atuação dos Sijus segue os aspectos da legalidade, legitimidade, eficiência, eficácia, economicidade, celeridade, uniformidade, compatibilidade, interoperabilidade, sustentabilidade, ética e segurança da informação, bem como outros aspectos correlatos.