Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Maio > Centro de Estudos Judiciários publica volume n. 40 da Série Monografias

Notícias

Centro de Estudos Judiciários publica volume n. 40 da Série Monografias

Publicação

por publicado: 02/05/2022 18h00 última modificação: 02/05/2022 18h00
A obra discorre sobre a violência de gênero na interseção das categorias mulher e refugiada

O Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) lança a obra intitulada “A violência de gênero na interseção das categorias mulher e refugiada”, escrita pela oficial de Justiça avaliadora no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Tatiana Ferreira Lotfi. 

Ao constatar que tanto o conceito internacional de refúgio quanto diversas pesquisas sobre migração se revelaram insensíveis à perspectiva de gênero, a autora aplica o método de Grieco e Boyd para identificar e confirmar a ocorrência do refúgio de mulheres motivado pela violência de gênero, desenvolvendo uma abordagem jurídico-sociológica para incluir e discorrer sobre esse fenômeno de grande impacto e relevância na atualidade. 

A obra, aprovada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2020 como dissertação de mestrado com grau “10 cum laude, encerra os títulos selecionados no Edital 2020/2021 da Série Monografias do CEJ. 

Para acessar a obra completa, clique aqui.  

Série Monografias do CEJ 

A série é uma coleção editada pelo CEJ desde 1995, com 40 volumes publicados em versão eletrônica divulgada no Portal do CJF. O objetivo da coletânea é oferecer um espaço para que magistrados, servidores ou outros profissionais do Direito divulguem estudos sobre temas relevantes para a Justiça Federal ou para o Poder Judiciário em geral.