Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Maio > Transferência de pessoas condenadas será tema do próximo ciclo de palestras sobre cooperação jurídica internacional

Notícias

Transferência de pessoas condenadas será tema do próximo ciclo de palestras sobre cooperação jurídica internacional

Evento

por publicado: 30/05/2022 18h16 última modificação: 30/05/2022 18h16
O encontro virtual será realizado nesta terça (31/5), via plataforma Zoom

O ciclo de palestras do “II Seminário sobre Cooperação Jurídica Internacional” terá continuidade, na terça-feira (31/5), com discussões sobre o tema “Transferência de pessoas condenadas e o crime cibernético”. O encontro acontecerá, via plataforma Zoom, das 9 h às 12 h. As inscrições estão abertas. 

A palestra de abertura, intitulada “A Cooperação internacional no crime cibernético”, será ministrada pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Luiz Fernando Bandeira de Mello. Na sequência, o chefe do Núcleo de Capturas da Divisão de Cooperação Policial Internacional (Interpol), Luiz Henrique Alencar Silva, discorrerá sobre “A escolta internacional na transferência de pessoa condenada”. 

A terceira e última palestra do dia será conduzida pelo coordenador de Extradição do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), Rodrigo Sagastume, que apresentará o tema “O processo de transferência de pessoa condenada”. 

Ciclo de palestras 

O “II Seminário sobre Cooperação Jurídica Internacional” é uma realização do Conselho da Justiça Federal (CJF), por intermédio do Centro de Cooperação Jurídica Internacional (Cecint), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Programa Nacional de Difusão de Cooperação Jurídica Internacional Brasil (Grotius). 

O objetivo do encontro é apresentar, através de ciclos de palestra, os órgãos que atuam com a cooperação jurídica internacional no Brasil, os quais têm como autoridade central para o tema o DRCI. O seminário seguirá até 7 de junho, com encontros sempre às terças-feiras, das 9 h às 12 h, via plataforma Zoom. 

Os debates são voltados a magistrados e servidores do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e das Justiças Federal e Estadual e a membros e servidores do Ministério das Relações Exteriores (MRE), dos Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual (MPE), da Defensoria Pública da União (DPU), da Polícia Federal (PF), da Polícia Civil e da Advocacia-Geral da União (AGU).