Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Março > CCJF disponibiliza sua programação presencial e on-line para março

Notícias

CCJF disponibiliza sua programação presencial e on-line para março

Cultura

por publicado: 03/03/2022 15h58 última modificação: 03/03/2022 15h58
Confira os detalhes das ações oferecidas durante o mês

O Centro Cultural Justiça Federal anuncia sua programação, on-line e presencial, para o mês de março. Confira abaixo os detalhes das ações oferecidas. A programação, completa e atualizada, pode ser acessada pelo site do CCJF.

Importante ressaltar que o CCJF segue todos os protocolos sanitários de prevenção à COVID-19.

 

Centro Cultural Justiça Federal (CCJF)

Endereço: Avenida Rio Branco nº 241, Centro, Rio de Janeiro, RJ.

Horário de funcionamento: de terça a domingo das 11h às 19h. 

 

Atividades on-line 

 

PALESTRA 

 

Processo de Escrita do Livro Brasil Distrópico 

A palestra e o curso de escrita criativa propõem um debate sobre a escrita. Renato Negrão conta suas experiências no processo do livro "Brasil Distrópico", desde a inscrição no edital que possibilitou o financiamento do livro, até a publicação. Serão abordados escritores de interesse do professor gerando um debate sobre a influência da literatura para a sociedade contemporânea.   

Data: 11/3 

Horário: às 17h 

Público-alvo: público em geral 

Valor: Gratuito 

Classificação Indicativa: livre 

Local: YouTube do CCJF 

Palestrante: Renato Negrão - doutorando em Comunicação em Semiótica pela PUC-SP, formação em Jornalismo e especialização em fotografia. É professor universitário e curador, especialista em fotografia. Sua área de interesse é a relação da palavra com a imagem, em 2021 publicou o livro "Brasil Distrópico", pela editora Humana Letras. 

 

CURSO 

 

Oficina de Escrita Criativa 

Curso on-line ao vivo, interação entre o professor e a turma 

Serão abordadas obras e histórias de escritores de interesse do professor, gerando um debate sobre a influência da literatura na sociedade contemporânea.  

Período: 14 e 15/3 

Horário: das 15h às 17h 

Público-alvo: interessados em literatura, em geral 

Classificação Indicativa: 16 anos 

Valor: Gratuito 

Inscrições:  Rn.fotografia@gmail.com 

Certificado ao final do curso 

Professor: Renato Negrão - doutorando em Comunicação em Semiótica pela PUC-SP, formação em Jornalismo e especialização em fotografia. É professor universitário e curador, especialista em fotografia. Sua área de interesse é a relação da palavra com a imagem, em 2021 publicou o livro "Brasil Distrópico", pela editora Humana Letras. 

 

DEBATE 

 

O Algoritmo II: Os Desafios da Tecnologia na Sociedade 

Nesta segunda edição do evento, realizado presencialmente em 2019, especialistas de várias áreas são convidados a refletir sobre os impactos da Internet em nossas vidas, intensificados agora pela pandemia de COVID-19.  

Data: 17/3 

Horário: das 19h às 20h 

Público-alvo: público em geral e interessados por tecnologia 

Valor: Gratuito 

Classificação Indicativa: livre 

Local: Instagram do CCJF 

Convidados: Walter Capanema - advogado e professor de Direito (IERBR; MPRJ; EMERJ; FGV-RJ) 

Gilberto Sudré - perito, professor e pesquisador em Computação Forense; especialista em Segurança da Informação; autor de diversos livros sobre Segurança da Informação e Computação Forense. 

Karina Menezes - pedagoga; doutora em Educação; professora da Faculdade de Educação da UFBA. 

 

LIVE 

 

Fala, Biblioteca! 

Bate-papo com um especialista sobre alguma obra do acervo da Biblioteca do CCJF. Em março, Mês da Mulher, em nosso quarto encontro, a biblioteca receberá uma convidada surpresa especial para conversar sobre uma obra escolhida por ela. O registro é feito em forma de live em nosso Instagram. Quer saber quem será e qual livro? Acompanhe nossas redes!  

Data: 21/3 

Horário: às 18h 

Público-alvo: público em geral 

Valor: Gratuito 

Classificação Indicativa: livre 

Local: Instagram do CCJF 

Mediação: Klara W. Freire - Bibliotecária do CCJF 

 

VISITA ORIENTADA 

 

Da Justiça à Arte 

A visita conta a história do prédio, de sua construção até os dias atuais. Projetado pelo arquiteto Adolpho Morales de Los Rios para ser originalmente o Palácio Arquiepiscopal, o edifício – exemplar da arquitetura eclética – abrigou o Supremo Tribunal Federal de 1909 a 1960. Atualmente, é um dos poucos remanescentes da reformulação da cidade do Rio de Janeiro ocorrida no início do século XX.  

Data: a ser agendada pelo e-mail educativo.ccjf@trf2.jus.br 

Horário: combinar 

Público-alvo: público em geral 

Valor: Gratuito 

Classificação Indicativa: livre 

Local: Zoom do CCJF 

 

Atividades presenciais 

 

ENCONTRO 

 

V Encontro Mulher Poder e Democracia 

O CCJF realiza, de 07 a 9 de março, a quinta edição do Encontro Mulher, Poder e Democracia. Convidamos mulheres que têm se destacado na ciência, na arte, na política e no Direito para compartilharem suas experiências sobre a igualdade de gênero, o empoderamento feminino e os reflexos da pandemia da Covid-19 na sociedade. A pneumologista Drª Margareth Dalcolmo e a advogada e feminista Luciana Boiteux são algumas das convidadas confirmadas deste grande fórum sobre as lutas e conquista femininas.  

Período: 7 a 9/3 

Programação: site do CCJF 

 

EXPOSIÇÕES 

 

INFERNO DE DANTE E “RIVIERE” 

de Valentina Vannicola 

A exposição conta com duas séries de fotografias, "Inferno de Dante" (15 fotografias) e “Riviere”(14 fotografias). Por ocasião da XXI Semana da Língua Italiana no Mundo, iniciativa promovida pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália, cujo tema é, neste ano, o grande poeta Dante Alighieri, o  Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro e o Centro Cultural Justiça Federal apresentam uma interessante retrospectiva da artista italiana Valentina Vannicola, composta por dois de seus mais representativos trabalhos.  

Período: 28/10/2021 a 8/3/2022 

Horário: terça a domingo das 11h às 19h 

Local: Galerias do 1º andar do CCJF 

Classificação indicativa: livre 

Artista: Valentina Vannicola, graduada em Filmologia na Universidade La Sapienza de Roma e na Scuola Romana di Fotografia. Toda a sua prática artística pode ser conduzida ao gênero da fotografia encenada.  

 

AUSÊNCIA - CORRESPONDÊNCIA FOTOGRÁFICA 

de Nana Moraes com curadoria de Milton Guran 

A exposição inédita é mais um produto do trabalho de Nana Moraes sobre a relação entre mães presidiárias e seus filhos. A artista pratica o que se pode chamar de “fotografia de escuta”, na medida em que empresta seu talento às vozes das pessoas envolvidas no projeto, numa relação de compaixão e simbiose crítica, que marca definitivamente o resultado do projeto.  

Período: 28/10/2021 a 8/3/2022 

Horário: terça a domingo das 11h às 19h 

Local: Gabinete de Fotografia do CCJF, no primeiro andar. 

Classificação indicativa: 10 anos 

Artista: Nana Moraes, fotógrafa, diretora do Retrato Espaço Cultural e coordenadora do Espaço Educação Valda Nogueira. 

Fonte: CCJF