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Política de Comunicação Social do Conselho e da Justiça Federal é apresentada em workshop

Reconhecimento

por publicado: 14/10/2022 15h10 última modificação: 14/10/2022 15h10
O projeto coordenado pela Ascom do CJF foi uma das dez práticas bem-sucedidas selecionadas

A Política de Comunicação Social do Conselho e da Justiça Federal de 1º e 2º graus foi uma das dez práticas bem-sucedidas selecionadas para divulgação durante o IIWorkshop Cases de Comunicação do Sistema de Justiça, realizado em Goiânia(GO), nos dias 13 e 14 de outubro. A apresentação da Política, desde a fase do projeto até sua aprovação, ocorreu nesta sexta-feira (14/10), conduzida pela assessora-chefe da Assessoria de Comunicação Social e de Cerimonial (Ascom) do CJF, Ana Cristina Rosa. 

A Política de Comunicação, que tem como anexo o Manual de Comunicação, foi instituída pela Resolução CJF n. 760, aprovada por unanimidade pelo Pleno do Conselho em 25 de abril de 2022. Os documentos foram elaborados de forma colaborativa entre os titulares das unidades de Comunicação do CJF e dos Tribunais Regionais Federais(TRFs), cabendo à Ascom do Conselho a coordenação dos trabalhos. 

A divulgação da prática no encontro, promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), em parceria com o Tribunal de Justiça de Goiás(TJGO), consistiu em uma oportunidade para que o projeto desenvolvido pelo CJF e pelos TRFs seja uma referência na construção de outros semelhantes em conselhos e órgãos do sistema de Justiça de todo o Brasil. 

Ao apresentar o case, a assessora-chefe da Ascom/CJF, Ana Cristina Rosa, destacou o trabalho coletivo para a criação da Política e do Manual, bem como do desenvolvimento da ideia do projeto, da obtenção do apoio institucional interno, além de questões relacionadas ao orçamento, à execução e aos resultados do trabalho. 

“A iniciativa é de grande relevância para a Justiça Federal e para o sistema de Justiça como um todo. A Política reúne, detalhadamente, as diretrizes sobre as ações de comunicação no que se refere ao planejamento, à gestão estratégica e às boas práticas, à afirmação dos valores e princípios constitucionais, à atenção ao caráter educativo, informativo e social, bem como à preservação e à uniformização da identidade institucional da Justiça Federal”, explicou a gestora. 

TRFs 

Na avaliação da assessora de Comunicação do TRF da 1ª Região (TRF1), Ivani Moraes, a aprovação da Política de Comunicação Social da Justiça Federal e do Manual de Comunicação é uma coroação de todas as ações e iniciativas promovidas pelo CJF e pelos TRFs ao longo dos anos e consiste “no respaldo institucional que todo órgão precisa para construir e fortalecer sua imagem perante o público interno, outras instituições e a sociedade”. 

O assessor de Comunicação do TRF2, André Camodego, ressaltou que a construção foi feita de forma coletiva, democrática e dialógica, de maneira que todas as diferenças regionais e os pontos de convergência fossem contemplados. “Foi necessário também pensar em deixar o Manual de fora da Política, porque, não estando engessado em uma norma, ele pôde contemplar procedimentos, ideias e linguagens que podem sofrer variações de acordo com as necessidades”, afirmou. 

Caio Costa, assessor de Comunicação do TRF3, caracterizou a aprovação da Política de Comunicação como uma conquista extremamente importante e que fortalece a imagem da Justiça Federal: “É um documento que, ao mesmo tempo que respeita a autonomia de cada Tribunal e as diferenças características de cada Região, estabelece diretrizes básicas fundamentais para o trabalho”. 

À frente da Assessoria de Comunicação do TRF4, Patrícia Piccon reforçou a importância de, na atualidade, ter diretrizes claras na área e avaliou que a existência de uma Política de Comunicação Social vem ao encontro desta necessidade. “Ela permite que nós possamos trabalhar de forma segura e consistente, promovendo a imagem da instituição e o diálogo com a sociedade, fazendo frente a informações distorcidas ou não verdadeiras que possam vir a circular”, declarou. 

A assessora de Comunicação do TRF5, Isabelle Câmara, também comemorou a criação da Política, à qual atribuiu caráter horizontal, por ser feita de maneira compartilhada e colaborativa pelas unidades de Comunicação da Justiça Federal. “É por isso que esse projeto é especial para nós. Nosso grande desejo é que ele seja incorporado aos modelos de governança de gestão da Justiça Federal”, relatou Isabelle. 

Responsável pela Assessoria de Comunicação do TRF6, Christianne Callado exaltou o fato da Política contemplar a visão de todas as assessorias dos TRFs. Também afirmou que, mesmo com a recente instalação da Corte da Região, “sob a vigência da Política, conseguimos traçar a diretriz de uma comunicação mais impessoal e institucional e, assim, mais ligada às necessidades do Judiciário.