Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Dezembro > Ministra Assusete Magalhães preside sua última sessão de julgamento na TNU

Notícias

Ministra Assusete Magalhães preside sua última sessão de julgamento na TNU

Composição TNU

por publicado: 14/12/2023 17h19 última modificação: 14/12/2023 17h19
A reunião aconteceu nesta quinta (14), encerrando o calendário de sessões da Turma em 2023

A sessão ordinária de julgamento da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU) desta quinta-feira (14) foi marcada pela despedida da presidente do Colegiado, ministra Assusete Magalhães, que deixará o cargo dia 15 de janeiro em decorrência de sua aposentadoria. A reunião também encerra o calendário de sessões da TNU em 2023. 

A ministra Assusete Magalhães saudou o relevante papel da Turma Nacional de Uniformização e expressou satisfação em ter feito parte da TNU: É uma honra presidir esta sessão e reencontrar juízas e juízes que integram um segmento tão especial para a Justiça Federal. Esta Turma Nacional representa uma mudança no paradigma da entrega da prestação jurisdicional, e aproximou a sociedade brasileira da Justiça”. 

“Deixo a magistratura com a sensação de dever cumprido porque empreendi o melhor dos meus esforços para a construção de um Judiciário melhor, e para a melhor entrega da prestação jurisdicional. Diante disso, ao fim de 39 anos de magistratura, procurei combater o bom combate e terminar a carreira guardando a fé na Justiça e na construção de um Judiciário hábil a viabilizar as expectativas do amanhã”, disse a presidente da TNU.  

Homenagens 

Em nome do Colegiado, a juíza federal Paula Emília Moura Aragão de Sousa Brasil registrou a participação da ministra Assusete Magalhães como relevante figura feminina na magistratura nacional, que pavimentou caminhos e foi inspiração para muitos magistrados com seu engajamento em julgamentos relevantes e substanciais 

Hoje celebramos não apenas uma carreira admirável, mas uma inspiração para tantas gerações vindouras. A ministra é o exemplo de como dedicação, resiliência e determinação podem moldar o curso da Justiça e transformar realidades. Que seu legado perdure como testemunha da força feminina no universo jurídico, encorajando outros a trilharem o mesmo caminho de excelência e comprometimento”, pontuou a juíza federal.  

a juíza federal Lílian Oliveira da Costa Tourinho afirmou que a ministra Assusete Magalhães representa a força da mulher na Justiça Federal brasileira: É um orgulho para todos nós, e só temos a agradecer por tudo que fez pela Justiça, desempenhando um papel de destaque, mas nunca deixando de ser uma pessoa simples, humana e sensível. 

A subprocuradora-geral da República Darcy Santana Vitobello também destacou inúmeras qualidades da ministra, a exemplo da eficiência, aliada à doçura, à firmeza, e o fino trato com as pessoas: Parabenizo por toda atuação, por sua luta e todo sucesso alcançado”.