Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Novembro > Encontro Nacional de Planejamento e Gestão de Obras reúne especialistas no CJF

Notícias

Encontro Nacional de Planejamento e Gestão de Obras reúne especialistas no CJF

Justiça Federal

por publicado: 08/11/2023 18h44 última modificação: 08/11/2023 19h11
O evento, iniciado na manhã desta quarta-feira (8), terá duração de dois dias
Encontro Nacional de Planejamento e Gestão de Obras da Justiça Federal

Encontro Nacional de Planejamento e Gestão de Obras da Justiça Federal

Arquitetos, engenheiros e técnicos das áreas de obras da Justiça Federal reuniram-se, nesta quarta-feira (8), na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília, para o Encontro Nacional de Planejamento e Gestão de Obras da Justiça Federaledição 2023. O evento, que terá continuidade amanhã (9), tem o objetivo de promover a integração e a atualização dos profissionais que atuam nas áreas de arquitetura e de engenharia da Justiça Federal de 1º e 2 graus. 

A abertura do encontro contou com a presença do juiz federal Evaldo de Oliveira Fernandes que, em nome da presidente do CJF, ministra Maria Thereza de Assis Moura, saudou os presentes e ressaltou a importância da reunião: Na experiência do ano anterior demonstramos que, unidos, somos capazes de mudar o planejamento da gestão de obras da Justiça Federal promovendo a economicidade e a excelência. Cada projeto não é apenas a construção de uma estrutura, mas a criação de um espaço acessível, funcional, acolhedor, representativo e sustentável para todos”.  

Compuseram, ainda, a mesa de abertura do evento, o diretor executivo de Planejamento e de Orçamento do Conselho, Gustavo Bicalho, coordenador executivo do encontro, e do diretor executivo de Administração e de Gestão de Pessoas do CJF, Luiz Antônio de Souza Cordeiro. 

Orçamento de obras  

A palestra inaugural debateu o tema “Orçamento e controle de preços de obras”. A discussão foi conduzida pelo auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), André Baeta. Segundo o especialista, o TCU tem esclarecido dúvidas de vários tribunais do Brasil sobre como orçar obras conforme a nova Lei de Licitações e Contratos, abordando pontos polêmicos. Falamos sobre aditivos e reequilíbrio econômico-financeiro, trazendo entendimentos recentes do TCU”, enfatizou. 

Em seguida o servidor da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul e arquiteto, Matheus Paulo Beck, tratou do “Inventário das emissões de carbono de obras públicas – foco nas reformas e novas construções da Justiça Federal”: “Apesar de não sermos uma das indústrias que mais poluem, as emissões provenientes de nossas obras possuem uma relevância significativa. Portanto, para avançarmos na descarbonização do Poder Judiciário, devemos considerar a contribuição das obras nesse processo”. 

Saiba mais 

O Encontro Nacional de Planejamento e Gestão de Obras da Justiça Federal - edição 2023 é uma realização do Conselho da Justiça Federal, com apoio do Centro de Estudos Judiciários (CEJ).