Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Setembro > Exposição “Casas da Justiça e Quem é o Jurisdicionado” destaca o trabalho da Justiça Federal em prol da democracia

Notícias

Exposição “Casas da Justiça e Quem é o Jurisdicionado” destaca o trabalho da Justiça Federal em prol da democracia

Agenda

por publicado: 26/09/2023 17h34 última modificação: 26/09/2023 18h56
A mostra fotográfica gratuita será exibida no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) entre os dias 3 de outubro e 12 de novembro

Há quase 35 anos, em outubro de 1988, a Constituição da República moldou a estrutura da Justiça Federal, criando os Tribunais Regionais Federais (TRFs). O feito foi responsável por ampliar a presença e o acesso à Justiça Federal em todo o Brasil: de norte a sul do País. Para comemorar a importância desse fato histórico, a Corregedoria-Geral da Justiça Federal lançou, em abril deste ano, o projeto “A Justiça Federal nos 35 anos da Constituição da República”, que visa registrar as contribuições da Justiça Federal para a consolidação do Estado Democrático de Direito, o combate às desigualdades e a paz social, além de provocar discussões sobre as conquistas e os desafios futuros. 

Entre as atividades comemorativas está a mostra fotográfica “Casas da Justiça e Quem é o Jurisdicionado”, que será exibida no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) entre os dias 3 de outubro e 12 de novembro, de terça à domingo, das 11h às 19h, no Hall do CCJF, localizado na Av. Rio Branco, 241, Cinelândia Rio de Janeiro  RJ. A exposição é gratuita e retrata, sob os pontos de vista arquitetônico, social, cultural e econômico, a história da evolução da Justiça Federal, além de revelar a diversidade do povo brasileiro, que conta com a Justiça para fazer valer os seus direitos e a democracia. Por meio de 64 imagens de cidadãos brasileiros, a mostra “Quem é o Jurisdicionado” retrata a luta da população na busca por justiça. Já a exposição “Casas da Justiça” traz em 59 fotos coloridas uma linha do tempo das instalações dos órgãos da Justiça Federal, ou seja, desde as construções dos prédios de fóruns, tribunais e seções judiciárias até os dias de hoje. 

O evento também oferece ao público a transmissão de episódios do podcast “Decisões Paradigmáticas”, que reúne narrativas de julgados relevantes da Justiça Federal nas seis Regiões para a construção da cidadania e o fortalecimento das instituições democráticas nos 35 anos da Constituição da República. 

Mais informações sobre a programação do projeto aqui 

SERVIÇO: 

Período: 3/10 a 12/11
Horário: terça a domingo, das 11h às 19h 
Público-alvo: público em geral 
Classificação indicativa: livre 
Valor: gratuito 
Local: Hall do CCJF 

  

Fonte: Comunicação do Centro Cultural Justiça Federal