Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Setembro > Justiça Federal em São Paulo sedia o “2º Encontro das Seções Judiciárias”

Notícias

Justiça Federal em São Paulo sedia o “2º Encontro das Seções Judiciárias”

Reunião

por publicado: 01/09/2023 18h44 última modificação: 01/09/2023 18h51
Promovido pelo CJF, evento debateu desafios de gestão

A Justiça Federal em São Paulo (JFSP) sediou, em 30 de agosto, o “2º Encontro das Seções Judiciárias” do Conselho da Justiça Federal (CJF). A reunião, realizada no Fórum Ministro Pedro Lessa, em São Paulo (SP), teve como objetivo debater os desafios de gestão das Seções Judiciárias de todo o país em busca do aprimoramento e alinhamento das atividades da Justiça Federal. 

O evento foi aberto pela presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargadora federal Marisa Santos, que enfatizou a relevância da troca de experiências. 

“O encontro reúne seis regiões diferentes, além do CJF. É uma oportunidade de aprendizado com os outros integrantes da Justiça, de conhecer as boas iniciativas e melhorar nossos serviços a cada dia”, frisou. 

Presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos (Foto Acom/TRF3)

Presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos (Foto Acom/TRF3)

Participaram do evento o secretário-geral do CJF, juiz federal Daniel Marchionatti Barbosa; os diretores dos Foros das Seções Judiciárias de São Paulo, juiz federal Márcio Ferro Catapani, e de Mato Grosso do Sul, juíza federal Monique Marchioli Leite; dirigentes do CJF; diretores-gerais dos Tribunais Regionais Federais (TRFs) e gestores do TRF3 e das Seções Judiciárias da 3ª Região. 

O juiz federal Daniel Marchionatti Barbosa lembrou que o primeiro evento ocorreu em junho, no Rio de Janeiro. A expectativa é que as reuniões sejam promovidas em todas as regiões. 

“O encontro é uma via de mão dupla: de um lado, o Conselho pode ouvir as necessidades das Seções Judiciárias e, de outro, aprender com as boas práticas e difundir para outros lugares”, salientou. 

Secretário-geral do CJF Daniel Marchionatti Barbosa (Foto:Acom/TRF3)

Secretário-geral do CJF Daniel Marchionatti Barbosa (Foto:Acom/TRF3)

Painel 

No início, houve um painel com exposição de boas práticas da Justiça Federal da 3ª Região. 

A juíza federal em auxílio à Presidência do TRF3 Marisa Cucio apresentou o “Pop Rua Jud”. O projeto é uma parceria entre órgãos públicos e organizações não governamentais que oferece serviços assistenciais de cidadania e de Justiça a pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade. 

Na sequência, Monique Marchioli Leite realizou exposição sobre o Juizado Especial Federal Itinerante e suas modalidades terrestre e fluvial. A juíza federal destacou que a ação tem a participação de diversos órgãos públicos e leva serviços da Justiça Federal e de cidadania à população carente que vive em regiões de difícil acesso. 

Segundo a magistrada, o intercâmbio de informações entre os Tribunais, as Seções Judiciárias e o CJF fortalece a Justiça Federal como um todo. 

As boas práticas citadas pelo juiz federal Márcio Ferro Catapani incluíram administração predial, contratação de almoxarifado virtual, programas para capacitação de carreiras, centrais de processamento eletrônico e criação da central de cálculos judiciais. 

“É essencial manter um canal contínuo de comunicação com o Brasil inteiro, para que possamos chegar ao melhor resultado na administração do Poder Judiciário”, pontuou. 

Mesas de debates 

Na segunda parte do encontro, foram realizadas cinco mesas de debates setoriais sobre assuntos estratégicos, gestão administrativa, gestão de pessoas, gestão orçamentária e TI. 

Os temas discutidos incluíram institucionalização de compras compartilhadas; contratações conjuntas; impactos da adoção da nova lei de licitações; proposta orçamentária de 2024; avaliação de ações de tratamento de dados, de inteligência artificial e segurança da informação. 

Debates foram realizados no Laboratório de Inovação da Justiça Federal em São Paulo (Foto:Acom/TRF3)

Debates foram realizados no Laboratório de Inovação da Justiça Federal em São Paulo (Foto:Acom/TRF3)

Fonte: TRF3