Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Maio > JFPE sedia curso sobre segurança institucional para magistrados federais

Notícias

JFPE sedia curso sobre segurança institucional para magistrados federais

Justiça Federal

por publicado: 14/05/2024 17h46 última modificação: 14/05/2024 17h46
Organizado pelo CJF, com o apoio do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), o curso seguirá até o dia 16 de maio

Teve início, nesta terça-feira (14), o curso “Segurança Institucional para Magistrados Federais” na sede da Justiça Federal em Pernambuco (JFPE). Magistrados federais de todo o País estiveram na abertura, que contou com a presença da vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargadora federal Germana de Oliveira Moraes; do diretor do Foro da JFPE, juiz federal Claudio Kitner; do juiz federal e coordenador do Grupo Especial de Segurança Institucional da JFPE, Tiago Antunes Aguiar; e do assessor-chefe de Segurança Institucional e de Transporte do Conselho da Justiça Federal (CJF), Geovaldri Maciel Laitartt.

“A segurança institucional é extremamente ampla, passa pela implementação da segurança pelos policiais judiciais, por medidas de contenção, atividades de inteligência, plano de segurança orgânica e, também, pela segurança pessoal dos magistrados. Nesse curso, vamos desenvolver habilidades e competências dos juízes para sua autodefesa”, explica Laitartt, coordenador do curso.

“Será um curso multidisciplinar que ensinará condutas preventivas na segurança pessoal do magistrado, assim como opções de respostas adequadas no caso de violência urbana. Temas como consciência situacional, noções de como funciona uma arma de fogo e noções de primeiros socorros serão abordados, finalizando com um treinamento de armamento e tiro, explorando como utilizar essa ferramenta de defesa”, esclarece Aguiar.

Na ementa, os participantes ainda assistirão palestras com os temas “Primeiros socorros: teoria e prática”, “Consciência situacional e sobrevivência urbana” e “Segurança institucional na Justiça Federal”.

Organizado pelo CJF, com o apoio do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), o curso seguirá até o dia 16 de maio.

Fonte: Assessoria de Comunicação da JFPE