Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Março > Ministro Sérgio Kukina preside sua última sessão na Turma Nacional de Uniformização

Notícias

Ministro Sérgio Kukina preside sua última sessão na Turma Nacional de Uniformização

Despedida

por publicado: 14/03/2024 18h41 última modificação: 14/03/2024 18h41
O magistrado foi homenageado pelo Colegiado na sessão desta quarta-feira (13)

A sessão ordinária de julgamento da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU) realizada nesta quarta-feira (13), na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), foi marcada pela despedida do ministro Sérgio Kukina, em razão do término de seu mandato na presidência do Colegiado. O magistrado será sucedido no cargo pelo ministro Moura Ribeiro, também do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Em nome dos integrantes da TNU, o juiz federal Odilon Romano Neto homenageou o trabalho desempenhado pelo ministro Sérgio Kukina, destacando sua vasta experiência profissional e “elevado saber jurídico, sensibilidade social e consciência da prestação judicial”. O juiz federal pontuou que, apesar de curto, o tempo na presidência foi enriquecedor e declarou que o ministro é uma referência no mundo jurídico e acadêmico.

“Tenho a honra e a alegria de homenageá-lo não apenas pela brilhante atuação que teve aqui na Turma Nacional, no trabalho silencioso que é feito no juízo de admissibilidade recursal, mas também pela marca que deixa em todos nós, por sua elegância, simplicidade e serenidade na construção das relações. Essas características já eram amplamente conhecidas pela comunidade jurídica, pela sua atuação no STJ, mas para nós, que tivemos a oportunidade de vivenciá-la presencialmente, é um grande aprendizado”, elogiou.

O ministro Sérgio Kukina agradeceu as honras recebidas e afirmou que levará consigo a melhor imagem possível do trabalho e dos integrantes da Turma Nacional, os quais definiu como inspiradores. O magistrado reafirmou o privilégio “de alto significado” de estar à frente do Colegiado por dois meses e disse que a atuação de cada um no Pleno, em sua respectiva função, empreendendo os melhores esforços, engrandece a imagem do Poder Judiciário brasileiro.

“Só tenho a agradecer por esse momento mágico aqui. É pena que esse final tenha chegado tão rapidamente, mas asseguro a Vossas Excelências que, para mim, foi um aprendizado riquíssimo. A gente ouve falar da TNU, mas não tem a exata dimensão do que é. Ficarei sempre torcendo para que a Turma Nacional de Uniformização continue com esse brilho, desempenhando seu papel, que é fundamental para o exercício da cidadania”, afirmou o ministro Sérgio Kukina.