Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Março > Aprovado o relatório de auditoria nas contas anuais do Conselho da Justiça Federal

Notícias

Aprovado o relatório de auditoria nas contas anuais do Conselho da Justiça Federal

Sessão CJF

por publicado: 28/03/2022 19h18 última modificação: 28/03/2022 19h18
O documento, referente ao período de 2021, foi submetido ao Pleno do CJF na sessão desta segunda (28/3)

Durante a sessão ordinária de julgamento do Conselho da Justiça Federal (CJF), realizada nesta segunda-feira (28/3), o Colegiado aprovou o Relatório de Auditoria (financeira e de conformidade) nas Contas Anuais do CJF, exercício de 2021, e o Certificado de Auditoria que irão compor o processo de contas anuais. O processo foi relatado pelo presidente do CJF, ministro Humberto Martins.  

A Secretaria de Auditoria Interna (SAI) realizou as atividades no âmbito do Órgão conforme a “Estratégia Global de Auditorias nas Contas Anuais de 2021 do CJF”, em cumprimento à Instrução Normativa n. 84 de 2020 do Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Plano Anual de Auditoria do CJF de 2021 (PAA). O Relatório ainda observou as diretrizes da Resolução CNJ n. 309/2020 e da Resolução CJF n. 677, de 2020. 

A auditoria teve como objetivo obter melhoria das informações e dos controles internos sobre a conformidade dos atos de gestões financeira e orçamentária e dos respectivos registros contábeis, bem como acerca do processo de elaboração das demonstrações contábeis, mediante convergência aos padrões internacionais em implementação pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) 

As atividades também buscaram a obtenção de segurança razoável para expressar conclusões sobre se as demonstrações contábeis, financeiras e orçamentárias do CJF, incluindo as respectivas notas explicativas, estão livres de distorção relevante, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicadas ao setor público, além de verificar se as operações, transações ou os atos de gestão relevantes estão em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis e com os princípios de administração pública. 

Buscando o aprimoramento da governança e da gestão do Conselho, a equipe de auditoria concluiu pela proposição de 22 encaminhamentos à Administração. As recomendações serão monitoradas pela SAI.  

Processo n. 0002785-43.2021.4.90.8000