Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2010 > agosto > Esmaf1 promove palestra sobre efetividade do processo

Esmaf1 promove palestra sobre efetividade do processo

publicado 20/08/2010 09h35, última modificação 11/06/2015 17h11

Na manhã desta quinta-feira, dia 19, foi promovida pela Escola de Magistratura Federal da Primeira Região (Esmaf) a conferência “Efetividade do processo e o projeto do NCPC”, ministrada pelo professor José Roberto dos Santos Bedaque.
A conferência faz parte da II Jornada de Direito Processual Civil, que acontece no Centro de Treinamento da Justiça Federal (Centrejufe) até a próxima sexta-feira, dia 20.

A mesa de trabalhos foi composta pelo diretor da Escola de Magistratura Federal da Primeira Região, desembargador federal Hilton Queiroz, que atuou também como mediador do debate que se estendeu após a conferência.

Durante a explanação, o palestrante relatou casos vivenciados durante a carreira jurídica. Falou sobre a dificuldade ainda existente de conceituar termos relativos ao direito, tais como “processo” e “sentença”.

Também durante a conferência, o professor convidado citou o jurista italiano Piero Calamandrei, “que, apesar de italiano, mostrou-se entusiasta do processo civil inglês”. O palestrante ressaltou que o ideal seria que eles, processualistas, criassem um método simples, seguro e célere. E afirmou: “o juiz de 1.º grau, este sim, deve ser valorizado”, finalizou.

O  diretor da Escola de Magistratura Federal da Primeira Região, desembargador federal Hilton Queiroz, agradeceu a presença do professor José Roberto dos Santos Bedaque e elogiou seu espírito interativo. “O nosso convidado de hoje mostrou o porquê de fazer parte da comissão de juristas que discute mudanças no CPC. Sem dúvida, os alunos daEscola de Magistratura Federal da Primeira Região sairão hoje daqui mais ricos em conhecimento adquirido”, finalizou.

Sobre o palestrante

José Roberto dos Santos Bedaque possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Taubaté (1977), mestrado em Direito pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e professor titular da Universidade. Tem experiência na área de direito, com ênfase em Direito Processual Civil.

www.trf1.jus.br