Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2010 > agosto > JF de Itabuna (BA) já está funcionando em sede própria

JF de Itabuna (BA) já está funcionando em sede própria

publicado 30/08/2010 09h15, última modificação 11/06/2015 17h11

A partir desta segunda-feira (30/08), as portas da nova sede da Justiça Federal de Itabuna, Bahia, estão abertas para atender à população da cidade e dos 23 municípios jurisdicionados. Foi inaugurada, na última sexta-feira (27/08) a sede própria da Subseção Judiciária, em solenidade presidida pelo presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1), desembargador federal Olindo Menezes, ao lado da diretora do foro da Seção Judiciária da Bahia, juíza federal Cynthia de Araújo Lima Lopes, e da diretora da Subseção Judiciária de Itabuna, juíza federal Maízia Seal Pamponet.

“É uma satisfação adentrar o prédio hoje para inaugurar a nova sede da Justiça Federal de Itabuna”, destacou o presidente do TRF1, Olindo Menezes. Ele destacou o envolvimento de entidades e pessoas para a concretização da obra. “Não comemoramos vitórias sem que muitas pessoas e entidades não contribuam para elas”, disse. Agora, os dois magistrados e 27 servidores que trabalham na vara mista de Itabuna contarão com instalações dignas e confortáveis que irão refletir numa prestação jurisdicional de maior qualidade.

De acordo com a diretora da Subseção Judiciária, Maizia Seal Pamponet, a mudança para a sede própria reveste-se de grande importância, já que permitirá dar seguimento, com mais facilidade, a todos os projetos iniciados na antiga sede. A nova sede contará com auditório, lugar para debates e mesas-redondas, para capacitação, e com espaço adequado para os juizados especiais federais. “Sem dúvida, as novas instalações significam espaço para funcionamento mais organizado, servidores e juízes satisfeitos; lembrando que satisfação gera produção”, ressaltou. 

A inauguração da sede coincide com o centenário da cidade de Itabuna. “Não haveria momento melhor para receber a nova sede da nossa Subseção, concretização de um sonho e desejo há muito presente no seio dos servidores e juízes que aqui labutam diariamente, mas também de advogados, procuradores e da gente que acorre a nossas portas”, afirmou Maizia. A diretora da Subseção lembrou que tramitam, atualmente, na Vara Federal de Itabuna, cerca de 15 mil processos e que a Subseção foi contemplada pela Lei 12.011 com mais uma vara federal, com previsão de instalação em 2014, estando a nova sede em condições de receber mais uma vara.

Para a diretora do foro da Subseção Judiciária da Bahia, Cynthia Lopes, “a nova sede tem o significado de dotar o Judiciário de melhores condições materiais de cumprir sua missão, de composição de conflitos, de reconciliar os desavindos, de enfrentar a arrogância dos opressores, de conter a ira dos oprimidos, oferecendo o pão a quem tem fome e a água a quem tem sede, o pão e a água do direito e da justiça, o que equivale a assegurar a paz social, supremo anelo do homem em todas as eras”.

www.trf1.jus.br