Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2010 > agosto > JFAL: audiência para naturalização dos três estrangeiros

JFAL: audiência para naturalização dos três estrangeiros

publicado 20/08/2010 15h10, última modificação 11/06/2015 17h11

Um italiano, naturalizado francês; um canadense naturalizado britânico e um cubano foram naturalizados brasileiros na tarde de terça-feira (17/08) na Justiça Federal em Alagoas.

O juiz federal titular da 1ª Vara, André Luis Maia Tobias Granja abriu a audiência conjunta, com a presença do Ministério Público Federal, solicitando que os três estrangeiros demonstrassem o domínio da língua oficial do Brasil, fazendo a leitura dos artigos 1º, 3º e 4º da Constituição Federal de 1988, relativo aos fundamentos da Repúblca Federativa do Brasil, aos seus objetivos fundamentais e ao princípios que regem suas relaçõs internacionais. Em seguida, cada um entregou a cédula de identidade de estrangeiro, recebendo assim o certificado de naturalização que lhe atribuíram nacionalidade brasileira.

Trio naturalizado

O engenheiro mecânico Orlando Bargellini, 46 anos, já tinha dupla nacionalidade (franco-italiano), mas está no Brasil há 8 anos e ministra aulas de francês e italiano, além de cursar engenharia civil. Ao assinar o documento de  naturalização, falou da sua necessidade de participar amplamente da vida brasileira. “Quero participar da vida brasileira em todos os sentidos, inclusive votar e no aspecto social”, ressaltou Orlando.

O canadense, naturalizado britânico, Gawain Julian Shaw, 42 anos, é empresário em Alagoas na área de postos de combustíveis e exportações de açúcar e carne bovina. Está no Brasil há 7 anos. “A naturalização é necessária para o desenvolvimento dos negócios”, disse Gawain.

O cubano, engenheiro de automação, Javier Paneca Gomes, 37 anos, está no País há 7 anos, onde fixou residência e pretende efetivamente participar de todos direitos e deveres de cidadão brasileiro. “Aqui trabalho, resido, tomo decisões e, de alguma forma, quero poder ajudar o Brasil”, destacou Javier.

 
www.jfal.jus.br