Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2010 > agosto > Parnaíba já conta com vara da Justiça Federal

Parnaíba já conta com vara da Justiça Federal

publicado 24/08/2010 09h10, última modificação 11/06/2015 17h11

Os quase 300 mil habitantes que vivem no município piauiense de Parnaíba e em 14 outros municípios vizinhos já contam com uma unidade da Justiça Federal. O presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1), desembargador Federal Olindo Menezes, ao lado do diretor do foro da Seção Judiciária do Piauí, juiz federal Carlos Augusto Pires Brandão, instalou, na última sexta-feira (20/08), a Subseção Judiciária de Parnaíba. A nova vara é a primeira das seis destinadas ao Estado do Piauí pela Resolução 102, de 14 de abril de 2010, do Conselho da Justiça Federal (CJF).

A solenidade teve início com a apresentação do vídeo institucional, que homenageou o primeiro juiz federal do Estado, Salmon Lustosa, que deu seu nome à vara. O diretor do foro da Seção Judiciária do Piauí, Carlos Augusto Pires Brandão, parabenizando a cidade pela passagem de seus 166 anos e pela conquista alcançada com a nova vara, segundo ele, resultado da união de esforços da sociedade por meio de suas instituições.

“Depois de uma longa caminhada de mobilizações cívicas, sob a majestade do patriotismo, Parnaíba finalmente abriga a Justiça Federal”, disse. Para o presidente do TRF1, Olindo Menezes, a data é um acontecimento extraordinário na história da cidade. “O TRF tem a incumbência de instalar 19 varas este ano, e já instalamos as varas de capitais; no interior, Parnaíba é a primeira”, afirmou.

Ele ressaltou a importância das parcerias ali firmadas para que a Vara se transformasse em realidade. “Estamos começando e, como todo começo, vamos tropeçar e errar muito; precisamos continuar com as parcerias que foram iniciadas aqui”, afirmou. Olindo Menezes falou da interiorização da Justiça Federal, processo que, segundo ele, vem acontecendo, mesmo que timidamente. Para o presidente, o processo de interiorização tende a ser contínuo e cresce a cada dia.

“Esse ano nós vamos interiorizar uma média de oito a nove varas, e isso ainda é muito pouco; basta lembrar que o Brasil tem cerca de 5.500 municípios e, na nossa região, fora as capitais, a Justiça Federal está em apenas 43 municípios”. E concluiu: “é uma estrada muito longa, mas estamos dando passos seguros nessa direção”.

www.trf1.jus.br