Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2010 > Dezembro > Magistrados: Ciclo Ibero-Americano de Videoconferências

Magistrados: Ciclo Ibero-Americano de Videoconferências

publicado 03/12/2010 16h55, última modificação 11/06/2015 17h13

O cronograma do Ciclo Ibero-Americano de Videoconferências aprovado para 2011 já está disponível para os 15 mil magistrados do Brasil e os membros da Rede Ibero-Americana de Escolas Judiciais (RIAEJ). Os cursos começarão em março e terão participações presencial e a distância. Para os juízes brasileiros, o conteúdo será repassado em espanhol por meio de videoconferência.

A execução do programa está sendo acompanhada pelo diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministro Cesar Asfor Rocha. Ele busca a participação maciça dos juízes brasileiros nos cursos que compõem o programa de formação continuada estabelecido pela Escola Judicial da Costa Rica, com apoio técnico da Enfam.

O ministro, que é membro da direção da RIAEJ, explicou que a Rede Ibero-Americana é uma instituição voltada para cooperação, alinhamento e apoio recíproco entre as escolas judiciais e os centros públicos de capacitação judicial da América Latina e da Península Ibérica. “A RIAEJ é uma entidade prestigiada em todo o mundo. Ela tem por objetivo contribuir para o intercâmbio de informações sobre programas, metodologias e sistemas de capacitação judicial, bem como facilitar a coordenação de atividades entre seus membros e planejar atividades conjuntas de capacitação”, observou o diretor-geral da Enfam.

Março – Pelo cronograma acertado entre as escolas brasileira e costa-riquense, entre os dias 4 e 25 março será ministrado o curso Direito e Saúde. As videoconferências terão como temas limitações e alcances do direito à saúde, regulamentação em matéria de HIV nos países ibero-americanos, desenvolvimento do direito sanitário e legislação em saúde.

Abril – Tutela Jurisdicional do Meio Ambiente será o curso de abril, quando se discutirão assuntos como tutela de recurso hídrico, mudança climática e implicações jurídicas, materialização dos compromissos adquiridos em tratados internacionais sobre direito ambiental e bioética e produtos transgênicos.

Maio/Junho – De 6 a 27 de maio, a matéria a ser tratada diz respeito à Reforma Processual e Oralidade. Do dia 3 a 24 de junho, o tema principal será A Proteção da Família através do Processo Jurisdicional, com destaque para os direitos da família e poderes e deveres do juiz de família.

www.stj.jus.br