Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2010 > Fevereiro > TRF4: varas federais são eletrônicas a partir de hoje

TRF4: varas federais são eletrônicas a partir de hoje

publicado 22/02/2010 14h30, última modificação 11/06/2015 17h13

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Vilson Darós, está hoje (22/02) em São Miguel do Oeste (SC) para concluir o cronograma de substituição do papel pelo novo processo eletrônico da Justiça Federal no Estado. Além da vara federal do município, o sistema começará a funcionar também nas três unidades de Chapecó, que não receberão mais processos em meio físico. Com a instalação nas duas sedes, todas as 41 varas federais de Santa Catarina estarão operando totalmente em ambiente virtual. O papel continuará sendo usado para os processos que já estão em curso.

O ato de instalação começará às 17 horas e terá a presença do diretor do Foro da Justiça Federal em Santa Catarina, juiz federal Alcides Vettorazzi. Após a assinatura da ata, o sistema será demonstrado aos advogados e procuradores pelo juiz federal Sérgio Renato Tejada Garcia, que está coordenando a adoção da nova sistemática no âmbito da Região Sul. Em Chapecó, o treinamento foi oferecido quinta (18) e sexta-feira (19) e reuniu mais de 120 profissionais, entre advogados e procuradores. O sistema já está em uso em Brusque, Blumenau, Caçador, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Mafra, Lages, Laguna, Rio do Sul e Tubarão, sedes regionais da Justiça Federal.

Além da economia, o processo eletrônico permite que as partes envolvidas tenham acesso aos “autos virtuais” e pratiquem os atos em qualquer hora e lugar, por meio da Internet. A ferramenta foi desenvolvida por técnicos da própria Justiça Federal da 4ª Região e tem a segurança dos dados assegurada por criptografia. A nova tecnologia implica também a diminuição de despesas com locais para guarda de material de expediente e arquivo, facilitando ainda a mobilidade urbana das pessoas envolvidas, que não precisarão mais deslocar-se até as sedes da Justiça Federal para todos os atos processuais.

www.trf4.jus.br