Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2010 > Julho > TRF5: equipamentos com gasto reduzido de energia

TRF5: equipamentos com gasto reduzido de energia

publicado 28/07/2010 16h05, última modificação 11/06/2015 17h13

A Subsecretaria de Informática do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) substituiu os monitores CRT (Catodic Ray Tube) por telas de LCD (Liquid Crystal Display). Os monitores de cristal liquido diminuem em até 70% o consumo de energia elétrica se comparados aos aparelhos CRT, conhecidos também como telas de tubo, com tecnologia similar a das TVs mais antigas.

O TRF5 também passou a fazer uso de notebooks, desktops e servidores que atendem às diretrizes do Energy Star, padrão para fabricação de equipamentos com economia de energia, desenvolvido pelo governo dos Estados Unidos. As máquinas novas já incorporam sistemas para poupar energia que permitem configurar monitores e discos rígidos para desligar automaticamente após um determinado período de inatividade.

Depois de cinco minutos de ociosidade do monitor, os computadores do Tribunal são programados para acionarem o descanso de tela, no qual um jornal online com as principais notícias do órgão, o TRF na Tela, é transmitido. Após 10 minutos, os monitores são postos no modo stand by. Para que o equipamento volte a funcionar normalmente, basta mover o mouse. Para se ter uma idéia da economia proporcionada, um monitor LCD ligado consome aproximadamente 26 watts. Em stand by, o consumo do mesmo monitor cai para 2 watts, um gasto 13 vezes menor.

www.trf5.jus.br