Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2010 > Junho > Ecodesign é tema de palestra no TRF4

Ecodesign é tema de palestra no TRF4

publicado 10/06/2010 17h00, última modificação 11/06/2015 17h11

Dando continuidade à 1ª Semana Interinstitucional  do Meio Ambiente – Ética e Solidariedade, ocorreu hoje (10), no auditório do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), a palestra “Desafios para o design sustentável: inclusão social e comprometimento com o patrimônio cultural e ambiental brasileiros”, ministrada pela professora doutora Lia Buarque de Macedo Guimarães. A atividade contou com a presença do presidente do TRF4 desembargador federal Vilson Darós.

O desembargador ressaltou a importância da discussão do tema do Ecodesign, que classificou como inovador. “A sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais, mais do que uma meta, são um impositivo, um pressuposto. Nessa linha, a justiça federal  vem atuando, sabedora de que o desenvolvimento de competências na área ambiental é fundamental para a criação de ações  inovadoras e efetivas em prol da comunidade”, afirmou o magistrado.

Ecodesign  refere-se ao processo de desenho ecológico e sustentável, que busca a produção de artefatos que não gerem problemas ambientais em nenhuma fase de seu desenvolvimento, seja durante o uso ou no descarte, a fim de manter uma cadeia sustentável de produção.

Tecnologista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Instituto Nacional de Tecnologia, Lia Guimarães falou das funções básicas dos produtos e serviços, que até os anos 70 eram pensados em sua praticidade, estética e simbolismo, mas que, a partir dos anos 90, passaram a adquirir mais uma função: a ecológica.  “Até os anos 90,  o projeto de um produto era planejado do “berço ao túmulo”, onde o destino era o aterro, o descarte, sem questionar a enxurrada de lixo que estávamos gerando. Hoje, temos que pensar desde a matéria prima, os processos de fabricação, transporte, mão de obra, uso, mas também o desuso desse produto, ou seja, agora pensamos  do berço ao berço” salientou.

 O TRF4 promove, ainda, para a Semana do Meio Ambiente, as mostras fotográficas "O Ciclo H2O", de 2 a 18 de junho na passarela do 9º andar, tendo como tema o Arroio Dilúvio, e outra do grupo Paralelo 30, de 8 a 18 de junho na passarela do andar térreo, tendo como tema o vento.

Também acontece uma mostra permanente das reportagens produzidas pelo TRF4 para o programa Via Legal. As matérias tratam de ações judiciais sobre casos ambientais na Região Sul do país, com destaque para a reportagem “Carvão: o preço do desenvolvimento”, que recentemente conquistou o 1º lugar na categoria telejornalismo do Prêmio FIEMA de Jornalismo Ambiental 2010.

O encerramento do evento ocorre amanhã, 11/6, no Tribunal de Justiça do RS, com um painel demonstrativo das ações ambientais de cada instituição e uma palestra do professor Álvaro Sánchez Bravo, da Universidade de  Sevilha, sobre meio ambiente e globalização.

www.trf4.jus.br