Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2010 > Junho > JFCE: Núcleo de Gestão de Pessoas por uma Justiça melhor

JFCE: Núcleo de Gestão de Pessoas por uma Justiça melhor

publicado 25/06/2010 16h05, última modificação 11/06/2015 17h11

Com uma equipe de 28 servidores, o Núcleo se empenha incessantemente para o bem estar, qualidade de vida e capacitação contínua dos servidores.Uma Justiça Federal feita de Gente. Esse é a primeira certeza de quem convive e conhece de perto o trabalho e o dia a dia da Justiça Federal no Ceará.  Com um total de 714 servidores contando com área Administrativa e 26 varas, o órgão trabalha com a meta de conquistar o reconhecimento da sociedade pela efetividade, rapidez e transparência dos seus serviços jurisdicionais. Mas por trás de tanto empenho, existe uma equipe que trabalha para o bem estar, qualidade de vida e segurança do servidor.

Essa equipe de peso, que compõe a seção administrativa da JFCE, chama-se Núcleo de Gestão de Pessoas.Prédio do centro da cidade, 6º andar, logo a direita de quem acaba de sair dos elevadores. Ao entrar nas salas do núcleo já é possível perceber o clima de acolhimento e competência de todos que servem neste Núcleo. Nas paredes do espaço físico, um arsenal de fotos da praia de Lagoinha fotografada pelo servidor Marcos Oliveira (pertencente à equipe) e ainda quadros de avisos com mensagens e frases de motivação que roubam a cena da área da JFCE que mais tem foco nas pessoas! O Núcleo de Gestão de Pessoas é composto pelo sorriso e atenção de 28 servidores, além dos estagiários e terceirizados, que, com empenho e dedicação, se esforçam em fazer todo o ambiente de trabalho deste órgão público um espaço de aconchego e satisfação.

O Núcleo de Gestão de Pessoas tem como meta principal ser um setor de apoio ao servidor. É o responsável pelo cumprimento das formalidades legais exigidas, bem como pelo atendimento às rotinas burocráticas, à prestação de benefícios e à capacitação e desenvolvimento dos recursos humanos. A equipe é comprometida com cinco processos unidos em uníssono com um propósito de desenvolver um trabalho comprometido com a qualidade de vida dos servidores. Os processos são: Legislação de Pessoal, encarregado pelos requerimentos dos servidores, tal como seus direitos e deveres; Cadastro, Provimento, e Vacância para cuidar da constante atualização do cadastro dos servidores e que estão entrando no quadro; Seção de Saúde com setor médico para um melhor rendimento no trabalho; Folha de pagamento, responsável por zelar pelo pagamento dos salários dos servidores e, Seção de Treinamento e Desenvolvimento responsável pela constante capacitação profissional daqueles que fazem a Justiça Federal no Ceará.

Com um total de 20 cursos, só neste ano o Núcleo de Gestão de Pessoas conseguiu a participação massiva de 280 servidores em suas formações. Lafayette Lavor, Diretor do Núcleo de Gestão de Pessoas, falou dos desafios da área de recursos Humanos da Justiça Federal não só no âmbito da rapidez em atender as necessidades dos servidores e magistrados, mas também, na preocupação com os desafios enfrentados no trabalho: “Estamos sempre atentos e em constante trabalho não só para trazer um bom número de cursos para a JFCE, mas também, uma preocupação com a qualidade destas formações, ou seja, cursos que venham atender às reais necessidades dos servidores” afirmou certo do retorno da área quanto aos desafios encontrados e superados no decorrer do caminho de trabalho.

Dentre as formações ministradas para os servidores destacam-se o Círculo de Debate em Finanças Públicas; Aposentadoria do Servidor, Capacitação dos Diretores dos núcleos e de Secretaria; treinamento Processo Judicial, e, treinamento de Agentes de Segurança. O empenho e profissionalismo da seção não se limitam apenas à capital: “Estamos em total sintonia com as varas e os servidores que não estão em Fortaleza. É um intercâmbio tranqüilo entre nós e o interior” continua Lafayette, confirmando a excelente participação destes servidores nos cursos e outros serviços prestados pela seção.

Reflexo de um trabalho comprometido com o Servidor é possível se ver, por exemplo, no brilho do olhar da servidora Valdenira Muniz Sombra ao falar dessa relação de trabalho com a equipe e com os colegas da capital e interior. “O que mais alimenta o nosso trabalho é o convívio e o relacionamento que existe entre nós do núcleo. Isso é um exercício entre deve ser transbordado no serviço aos demais servidores de todo o Estado” afirmou certa de que o trabalho cresce e os resultados são positivos. O Núcleo de Gestão de Pessoas é assim. Uma área de gente empenhada com a intenção de ver uma Justiça Federal com visão de futuro: promovendo a igualdade de tratamento aos Jurisdicionados, mostrando transparência nas ações e compromisso com o Serviço Público, valorizando os integrantes da instituição e, sobretudo, promovendo Justiça e Paz social.   

www.jfce.jus.br