Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2010 > Junho > JFPR: debate sobre o acesso para pessoas com deficiência

JFPR: debate sobre o acesso para pessoas com deficiência

publicado 17/06/2010 16h30, última modificação 11/06/2015 17h11

A Justiça Federal do Paraná (JFPR), em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizou o I Seminário da Justiça Federal sobre Acessibilidade e Serviços a Pessoas com Deficiência. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 17, na sede da Justiça Federal, em Curitiba.

O juiz federal Danilo Pereira Junior, Diretor do Foro da JFPR, conduziu a abertura do seminário, com a participação do juiz federal José Antônio Savaris, coordenador seccional dos JEFs da 4ª Região na SJPR e também coordenador do evento; do secretário especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Irajá de Brito Vaz; e do procurador geral do Município, Eraldo Luiz Kuster, representando o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci.

Danilo Pereira Junior afirma que é preciso promover momentos de reflexão e avanço para contribuir com o desenvolvimento de ações positivas em favor da promoção da acessibilidade. “O Poder Público deve dar o exemplo”, diz. O magistrado também cita a construção da futura sede da Justiça Federal em Guaíra, no oeste do Paraná, que já tem a preocupação de atender aos critérios de acessibilidade às pessoas com deficiência.

O coordenador do seminário, juiz federal José Antônio Savaris, destaca “a preocupação de colocar as pessoas em um patamar de igualdade de direitos” e também o fato de que a acessibilidade à Justiça não deve estar restrita à estrutura física, mas também em um atendimento eficiente e de qualidade para a pessoa com deficiência.

A primeira palestra, da médica perita Gabriela Elisete Bier Knopholz, abordou o tema Reabilitação Profissional. Em seguida a defensora pública da União do Paraná, Viviane Ceolin Dallasta, falou sobre O Papel da Defensoria Pública na Proteção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Após breve intervalo, a promotora de Justiça do Estado do Paraná, Rosana Baraldi Bevervanço, realizou palestra sobre O Papel do Ministério Público na Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e o juiz federal José Antônio Savaris encerrou as atividades com fala sobre o Acesso à Justiça a Pessoas com Deficiência.

Os participantes do seminário tiveram acesso a um Espaço Interativo, onde puderam registrar em áudio perguntas, propostas, sugestões e críticas relacionadas ao tema. As respostas e observações dos palestrantes estarão disponíveis no site da Justiça Federal em breve.