Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2010 > Junho > Projeto Gestão em tela do TRF4 debate filme sobre trabalho e vida privada

Projeto Gestão em tela do TRF4 debate filme sobre trabalho e vida privada

publicado 09/06/2010 09h40, última modificação 11/06/2015 17h11

O Programa de Desenvolvimento Gerencial 2010 - Gestão em Tela apresentou na tarde de ontem (8/6) o filme ‘Se meu apartamento falasse’, de Billy Wilder. A abertura foi feita pelo presidente da corte, desembargador federal Vilson Darós.
 
Após a exibição, foi feito um debate abordando os temas ‘trabalho e vida privada’. Os debatedores convidados foram Juarez Guedes Cruz, médico e psicanalista, e Antônio Tigre, vice-presidente de Gestão e Pessoas do Grupo RBS, mediados pelo diretor de cinema Jorge Furtado.
 
A discussão abordou assuntos como o limite entre o trabalho e a vida privada, o tipo de relação que um funcionário pode ter com a chefia fora da instituição, o quanto as relações pessoais são determinantes para a carreira e o quanto deve-se abrir mãos de aspectos da vida privada em prol do trabalho.
 
Antônio Tigre entende que a vida deve ser uma só, e que as esferas profissional, privada e social acabam muitas vezes se misturando. Para Tigre, o mal está em relacionar-se estritamente visando a obter vantagens. Tigre acredita que a vida deva ser uma soma de experiências e que o trabalho não pode ser visto como um fragmento desinteressante dela, visto que ocupa de seis a oito horas do dia.
 
Juarez Cruz viu o filme como uma história de solidão, na qual o tráfico de interesses apenas esconde uma questão maior, que é a vida vazia e desprovida de sentido dos personagens. A questão é até que ponto se usa a ambição e a busca de status para substituir relações verdadeiras de amor.
 
Tigre falou ainda sobre um novo perfil nas organizações. Segundo ele, a nova geração, conhecida como ‘Geração Y’, é menos leal às chefias e mais comprometida com o objetivo do trabalho. Os novos empregados são capazes de grande produção quando encontram sentido no que fazem, o que se diferencia da geração anterior, ainda muito preocupada com a opinião e a relação com as chefias.
 
O projeto Gestão em Tela é uma parceria do TRF4 com a Casa de Cinema de Porto Alegre e consiste na exibição de 20 filmes seguida de debates sobre temáticas como resistência ao novo, ética, comprometimento, burocracia, consciência moral (estágios da moralidade) e justiça.
 
www.trf4.jus.br