Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2010 > Junho > TRF4: diretor e ator de “Saneamento Básico” discutem cinema

TRF4: diretor e ator de “Saneamento Básico” discutem cinema

publicado 02/06/2010 14h25, última modificação 11/06/2015 17h11

Iniciou na tarde desta terça-feira (1) a 3ª edição do Programa de Gestão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O evento foi aberto pelo presidente da corte, desembargador federal Vilson Darós, que saudou os dois debatedores, o diretor do filme “Saneamento Básico”, Jorge Furtado, e o ator Lázaro Ramos.

Darós falou que ligar um curso de gestão ao cinema, à arte, é uma forma de contatar com a sociedade. “Buscamos inovar a forma de discutir a gestão de nossa casa. As experiências na tela serão transpostas para o nosso trabalho, ajudando-nos a melhorar como funcionários públicos e cidadãos”, declarou.

Após a exibição do filme dirigido por Furtado, que ocorreu no telão do Plenário, houve o debate. Lázaro Ramos falou da dificuldade inicial em compreender os objetivos de “Saneamento Básico”, mas de sua satisfação em ter atuado no filme. O ator diz se submeter ao diretor do filme, mas entende que o melhor diretor é o que valoriza e respeita a opinião dos atores, o trabalho em equipe.

Furtado disse que a arte tem por função criar uma identificação com o público e fazê-lo exercitar emoções. Através de um filme, é possível também levantar debates sobre moral, ética e bom senso. “Os conceitos se imbricam, mas são diferentes”, ponderou Furtado. O diretor disse estar satisfeito com o projeto, pois segundo ele, a Justiça é a base da civilização, que precisa de regras para funcionar. Para ele, lei, moral e bom senso devem ser exercitados diariamente.
 
www.trf4.jus.br