Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2010 > Março > Empossada nova desembargadora do TRF1

Empossada nova desembargadora do TRF1

publicado 19/03/2010 15h15, última modificação 11/06/2015 17h13

A juíza federal Mônica Jacqueline Sifuentes Pacheco de Medeiros tomou posse na tarde desta quinta-feira, 18, no cargo de desembargadora federal do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1.ª Região.

A nova integrante do TRF, até então titular da 3.ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, foi promovida por merecimento e assume vaga deixada pelo desembargador federal Antônio Sávio de Oliveira Chaves, que se aposentou em 5 de junho de 2009. A nomeação pelo presidente da República deu-se em 19 de fevereiro último e foi publicada no Diário Oficial da União do dia 22 daquele mês. A posse aconteceu em sessão solene, no plenário do TRF, em Brasília.

Natural de Belo Horizonte /MG, onde se graduou em direito e fez mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mônica Sifuentes é doutora em direito pela Universidade de Lisboa, tem três livros publicados, além de vários artigos em revistas especializadas.

Desde agosto de 2006 é membro do Grupo Permanente de Estudos sobre Sequestro Internacional de Menores, no Supremo Tribunal Federal, e coordenadora do Grupo de Estudos sobre a Convenção da Haia sobre Cobrança de Alimentos no estrangeiro. Atua ainda como juíza de ligação (enlace) para a Convenção da Haia de 1980 sobre Sequestro Internacional de Menores.

A Mesa Diretora dos trabalhos foi presidida pelo desembargador federal Jirair Aram Meguerian, presidente do TRF, e composta, ainda, pelo ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), pelo ministro Nilson Naves, representante do Superior Tribunal de Justiça (STJ), pelo desembargador federal do Trabalho, Paulo Roberto Sifuentes Costa, e pelo procurador-chefe Alexandre de Camanho Assis, da Procuradoria Regional da República da 1.ª Região.

.Estiveram presentes à cerimônia, além de familiares da empossada, membros do STF e do STJ, da Advocacia-Geral da União e do Superior Tribunal Militar, procuradores federais, magistrados do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadores aposentados do TRF da 1.ª Região, juízes federais, entre outras autoridades, além de diretores e servidores do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região.

www.trf1.jus.br