Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2010 > Novembro > Araguaína terá Vara da Justiça Federal

Araguaína terá Vara da Justiça Federal

publicado 12/11/2010 16h35, última modificação 11/06/2015 17h11

 
Na próxima terça-feira, dia 16, o presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, desembargador federal Olindo Menezes, inaugura a Subseção Judiciária de Araguaína/TO, acompanhado do diretor do foro da Seção Judiciária de Tocantins, juiz federal José Godinho Filho.

A solenidade de inauguração ocorrerá às 18 horas, na sede da nova Subseção Judiciária, localizada na Avenida Neief Murad, s/n, Bairro Jardim Goiás, em Araguaína/TO.

Com a subseção, os cidadãos que antes se deslocavam até Palmas para pleitear seus direitos terão agora à disposição os serviços oferecidos pela Justiça Federal. "Muitos serão os benefícios com a instalação da nova vara, que sem dúvida dará maior agilidade e celeridade aos processos judiciais," afirma o diretor do Foro, juiz federal José Godinho Filho. Para conduzir os trabalhos na nova vara, foi designado o juiz federal Aníbal Magalhães da Cruz Matos.

Em todo o país, 230 municípios foram contemplados pela resolução n.º 102 do Conselho da Justiça Federal com uma vara federal. No Estado do Tocantins, os três municípios beneficiados foram: Araguaína, Gurupi e Palmas. A instalação da vara de Gurupi está prevista para março de 2011, e a de Palmas, para janeiro de 2012. Tanto Araguaína quanto Gurupi não possuíam vara federal, e Palmas já conta com três, sendo uma especializada em juizado especial federal. Araguaína tem 115.759 habitantes, a segunda maior população do Tocantins.

A nova Subseção Judiciária atenderá, além dos habitantes de Araguaína, os dos seguintes municípios: Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Aragominas, Araguanã, Araguatins, Arapoema, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Babaçulândia, Bandeirantes do Tocantins, Barra do Ouro, Bernardo Saião, Brasilândia do Tocantins, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Campos Lindos, Carmolândia, Carrasco Bonito, Colinas do Tocantins, Couto de Magalhães, Darcinópolis, Esperantina, Filadélfia, Goiatins, Itaguatins, Itaporã do Tocantins, Juarina, Luzinópolis, Maurilândia, Muricilândia, Nazaré, Nova Olinda, Palmeirante, Palmeiras do Tocantins, Pau d’Arco, Piraquê, Praia Norte, Presidente Kennedy, Riachinho, Sampaio, Santa Fé do Araguaia, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins,  Sítio Novo do Tocantins, Tocantinópolis, Tupiratins, Vanderlândia e Xambioá.

O Tribunal Regional Federal da 1.ª Região está sediado em Brasília/DF e tem sob sua jurisdição o Distrito Federal e os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

As autoridades atenderão à imprensa no local do evento.
Na ocasião, os contatos podem ser feitos com a assessora de comunicação social do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, pelo telefone (61)  9943-1340 (Ivani Morais), ou com a supervisora da Seção de Suporte Administrativo da Seção Judiciária de Tocantins, pelo telefone (63) 9965-9099 (Daty Manuela Dantas Silva).
 

www.trf1.jus.br