Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2010 > Novembro > TRF3: carteira comercial faz parte de mutirão de conciliação

TRF3: carteira comercial faz parte de mutirão de conciliação

publicado 11/11/2010 15h45, última modificação 11/06/2015 17h11
Processos envolvendo empréstimos, cheque especial ou crédito educativo fazem parte do mutirão de conciliação desta semana

O Gabinete da Conciliação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região realiza nesta semana, de 8 a 12 de novembro, audiências de conciliação sobre processos de Carteira Comercial, ou seja, que envolvem assuntos de empréstimos, cheque especial, crédito educativo, crédito para a construção, entre outros.

Maria Cleuza de Almeida da Silva é comerciante e tinha uma dívida de R$ 7 mil com a Caixa Econômica Federal. “Peguei um empréstimo para uma terceira pessoa, que acabou me lesando”, conta. Ela compareceu hoje (10/11) ao mutirão de conciliação e recebeu uma proposta da Caixa para quitação da dívida. Com todos os descontos, Maria conseguiu fechar um acordo e vai pagar, no prazo de 40 dias, o montante de R$ 900,00 e encerrar a dívida. “O desconto é muito bom. Apesar de as minhas condições financeiras seres poucas, vou me esforçar para pagar, me livrar da dívida e ter o nome limpo”, explica. Maria é casada e tem três filhos. Ela trabalha vendendo doces e salgados para festas: “O próximo passo é fazer um empréstimo para ampliar os meus negócios”.

Até o final da semana, a previsão é realizar audiências em 177 processos, que tramitam em grau de recurso no TRF3. Segundo o juiz federal José Henrique Prescendo, coordenador dos trabalhos do mutirão, o programa está sendo um sucesso: “O interesse pelo acordo é muito grande e a Caixa está oferecendo ótimos descontos, que podem chegar a 80%”.

O magistrado também explica do que se trata esse mutirão: “Muitos clientes da Caixa contraíram empréstimos e ficaram inadimplentes. O banco então moveu ações de cobrança e de execução contra eles e agora está propondo acordos, nos quais apresenta descontos substanciais. Com a conciliação, os processos acabam sendo extintos em uma simples audiência, onde comparece um preposto ou advogado da Caixa, o advogado do devedor e o próprio devedor, que procuram chegar a um acordo e encerrar de vez o processo”.

As audiências acontecem no Fórum Pedro Lessa, localizado na Avenida Paulista, nº 1.682, 12º andar, a partir das 13 horas.


www.trf3.jus.br