Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2010 > outubro > Juiz federal que atuará em Guaíra (PR) toma posse

Juiz federal que atuará em Guaíra (PR) toma posse

publicado 07/10/2010 09h50, última modificação 11/06/2015 17h11

O juiz federal substituto Edilberto Barbosa Clementino foi empossado hoje (6/10) no cargo de juiz titular da 4ª Região. Ele vai assumir a Vara Federal e Juizado Especial Federal Adjunto de Guaíra (PR), inaugurada no final de agosto. A solenidade de posse foi coordenada pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Vilson Darós, e ocorreu na Sala de Reuniões do Gabinete da Presidência.

Após prestar compromisso e assinar o termo de posse, Clementino recebeu a nova carteira funcional das mãos do diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, juiz federal Danilo Pereira Júnior. O primeiro titular da Vara Federal de Guaíra, localizada na fronteira do Paraná com o Mato Grosso do Sul e com o Paraguai, foi promovido pelo critério de merecimento.

Clementino destacou seu orgulho em assumir a Subseção Judiciária de Guaíra, afirmando que pretende atender aos anseios da população local e dos municípios de Terra Roxa, Franscisco Alves e Mercedes, que estão sob a jurisdição da nova subseção. Até agora, a unidade estava sob a responsabilidade do juiz federal Luiz Carlos Canalli, diretor do Foro de Umuarama (PR). O novo titular também agradeceu a sua esposa e filha, presentes à cerimônia, pelo empenho e apoio à carreira.

O presidente do TRF4 destacou que o cargo de juiz titular é muito importante porque, além do trabalho jurisdicional, proferindo decisões e sentenças, o magistrado passa a ter uma função administrativa, gerenciando a vara e, muitas vezes, a subseção. Darós salientou ainda a expectativa de Guaíra com a chegada da Justiça Federal à região, localizada em uma zona de fronteira e que sofre com a criminalidade, em especial com o contrabando de drogas e de armas. “Temos a tranquilidade de que a JF estará muito bem representada em Guaíra com a presença do juiz Edilberto Clementino”, concluiu o desembargador.

Também estiveram presentes à solenidade os desembargadores federais Élcio Pinheiro de Castro, vice-presidente do TRF4, Marga Inge Barth Tessler, Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz e Ricardo Teixeira do Valle Pereira, o juiz federal Guilherme Beltrami, convocado para atuar no tribunal, além de outros magistrados, servidores e familiares.

www.trf4.jus.br