Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2010 > outubro > Ministro Francisco Falcão começa inspeção no TRF5

Ministro Francisco Falcão começa inspeção no TRF5

publicado 14/10/2010 18h55, última modificação 11/06/2015 17h13

 Na última quarta-feira(13), o corregedor-geral ministro Francisco Falcão começou a inspeção no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). Na oportunidade, o presidente do TRF5 desembargador federal Luiz Alberto Gurgel de Faria deu início a uma breve solenidade de abertura. A visita do ministro se deu para a realização dos trabalhos da inspeção, feita nos tribunais federais, pela corregedoria-geral da justiça federal.

De acordo com o presidente do TRF5, as visitas feitas pela corregedoria são vistas muitas vezes como uma fiscalização para verificar os erros. Mas, para o magistrado, o papel está claro. “Acredito que se pretende, na realidade, colaborar e apontar os caminhos para que os trabalhos desenvolvidos possam ser melhorados”, expressa Luiz Alberto.

Durante dez anos, o corregedor Francisco Falcão, foi integrante do TRF5 e ao voltar neste tribunal expressou seus sentimentos. “É uma satisfação em estar de volta a esta casa que tive a honra de integrar por dez anos e que me deixa boas recordações do convívio”, conta. O ministro reforçou as palavras do presidente do TRF5 no âmbito do papel da corregedoria. “A correição visa trabalhar em parceria com os tribunais e uniformizar os procedimentos de forma a cada vez mais prestigiar e valorizar o poder judiciário”, explica o ministro.

O ministro esclareceu ainda que essa é a orientação de todas as correições e trabalhos desenvolvidos por ele e pela ministra Eliana no CNJ. “O papel da corregedoria não é só de aplicar penalidades, ela não foi feita pra isso. Há mais de um ano a frente da corregedoria do conselho da justiça federal nossa meta é trabalhar em parcerias com os tribunais, sem, contudo, interferir na autonomia dos magistrados, que é uma coisa extremamente importante”.
Na equipe da comitiva do ministro Francisco Falcão estavam os juízes auxiliares Ávio Novaes e César Fonseca. Representantes do poder público também marcaram presença, dentre eles, a procuradora-chefe Regional do Ministério Público Federal, Maria do Socorro Leite e Bruno Albuquerque, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

www.trf5.jus.br