Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2010 > outubro > TRF3 recebe visita de estudantes de Direito de Araraquara

TRF3 recebe visita de estudantes de Direito de Araraquara

publicado 27/10/2010 15h20, última modificação 11/06/2015 17h11
Os alunos viram de perto o funcionamento do Tribunal e assistiram a uma sessão de julgamento

 O Tribunal Regional Federal da 3ª Região,  recebeu, na tarde de hoje, 26/10 a visita de um grupo de 33 estudantes do 1º ao 5º ano de direito da Universidade de Araraquara - Uniara.

 Os estudantes, conduzidos pelo professor de Direito Empresarial, José Branco Peres Neto, foram recepcionados por Luiz Carlos Oliveira, assessor da Ouvidoria, com o auxílio do Cerimonial, e assistiram a um vídeo sobre o aniversário dos 20 anos do TRF3, contando a história do órgão, seguido de palestra proferida pelo servidor.

 O grupo teve a oportunidade de fazer perguntas sobre o funcionamento do Tribunal, tais como os requisitos para ingresso na magistratura; a competência da Justiça Federal; alguns casos emblemáticos como o pedido de indenização pela morte do jornalista Vladimir Herzog, dentre outras.

 Para o professor José Branco Peres Neto, que também faz parte da coordenação do curso na universidade, a visita enfoca não somente aspectos da sua disciplina, mas confere uma visão mais abrangente a respeito do funcionamento do Tribunal: “Alguns alunos passavam pelo curso sem conhecer o TRF3 e o Tribunal de Justiça. Não sabiam onde fica, qual é a estrutura, a competência. Então a visita facilita o aprendizado e proporciona uma experiência nova para eles”.

 Os alunos tiveram a oportunidade de assistir também a uma sessão de julgamento na área criminal. De acordo com o professor, essa é uma exigência que a universidade impõe aos alunos. As visitas aos tribunais são computadas como horas extracurriculares, valendo como um certificado incluído no currículo dos discentes. “A instituição exige 150 horas extracurriculares dos alunos e esta visita faz parte desse programa”.

Na opinião do docente, a abertura de varas especializadas em matéria de competência da Justiça Federal abriu muito o mercado para novos profissionais, especialmente nas áreas previdenciária e criminal: “Há dez anos se buscavam esses profissionais fora da cidade; hoje já se encontram alguns da própria cidade de Araraquara especializados na área federal”. Ele menciona que já existem, por exemplo, cursos de especialização em direito previdenciário na cidade, o que há alguns anos não ocorria.

O estudante José Adilson de Abreu Júnior, que cursa o 5º ano e pretende especializar-se na área criminal e prestar concurso para a magistratura federal, crê que a visita amplia seus conhecimentos na área. Para ele, a presença de varas federais no interior cria novos espaços profissionais não só para advogados, mas também para aqueles que pretendem se tornar agentes públicos.

 A caloura Tânia Maia, motivada pela vontade de conhecer seus direitos e entender a aplicação das normas jurídicas no dia-a-dia, também pretende especializar-se na área criminal, que considera um desafio. Enquanto estuda, trabalha no ramo de joalheria. Afirma que está positivamente impactada pela visita: “Gosto da maneira como as pessoas se comportam. Toda experiência amplia conhecimentos e quem sabe, talvez no futuro eu também me torne uma desembargadora. Quanto mais se tenta compreender uma sociedade, melhor tende a ser o desempenho social.”

 Luiz Carlos Oliveira acredita que, como uma das missões da Ouvidoria é garantir o acesso à cidadania, é importante promover esse tipo de visita buscando fazer os estudantes de direito entenderem melhor o funcionamento do Tribunal, o que deverá se refletir na melhor prestação de seus serviços profissionais.  “É levar ao conhecimento do público, através dos advogados, o direito dos cidadãos”.

www.trf3.jus.br