Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2010 > outubro > TRF4 e Uniritter firmam parceria para oficina de leitura e escrita

TRF4 e Uniritter firmam parceria para oficina de leitura e escrita

publicado 04/10/2010 10h20, última modificação 11/06/2015 17h11

Na tarde da última quinta-feira (30/9) ocorreu a abertura oficial do projeto Virando a Página, no auditório do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A oficina é uma parceria da corte com o Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter), de Porto Alegre, voltada para os adolescentes participantes do Programa de Educação pelo Trabalho (PET). A solenidade foi conduzida pela assistente social do tribunal Cátia Segabinazzi, que destacou a alegria em desenvolver esse trabalho com os estagiários ali presentes.

Desde 2004, o PET é realizado em parceria entre TRF4 e Fase, que inicialmente oferecia seis vagas e a partir de 2009 ampliou esse número para 20. O programa oportuniza a realização de trabalho educativo para adolescentes em situação de vulnerabilidade social e em cumprimento de medida socioeducativa, preparando-os para o exercício da atividade laboral. Desde sua criação, já participaram mais de 50 adolescentes, com idades entre 16 e 21 anos.

O foco da oficina é a leitura e a escrita, onde  a partir da produção textual dos alunos, o professor vai  perceber as necessidades a serem trabalhadas. Os encontros iniciaram em agosto e acontecem todas as sextas-feiras, no auditório do TRF4, com duração de uma hora e meia. O encerramento desta primeira etapa, que conta com 13 alunos, está previsto para novembro.

De acordo com a servidora do TRF4 e idealizadora do projeto Rosane Ávila de Oliveira, um dos objetivos é realizar, ainda, uma coletânea com os textos produzidos durante as oficinas, ministradas pela estagiária do curso de Letras Maria Eliana Rospide. Também presente à aula inaugural, a diretora-geral do TRF4, Eloisa Agra Hassen, agradeceu ao pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão da Uniritter, Sidney Silveira, a oportunidade de trabalharem em conjunto em uma ação de tamanha importância: “a leitura é a arte de sentir o outro e é fundamental para formar cidadãos”.

Uma das participantes agradeceu em nome do grupo a oportunidade e o acolhimento que sempre receberam no cotidiano de trabalho na corte. “Sabemos que aqui temos pessoas em quem confiar”, afirmou. Também comparecerem à aula inaugural o assessor especial e de responsabilidade social do TRF4, Ronaldo Dreger, a assessora da Presidência da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (Fase), Maria Silveira, e a coordenadora do curso de Letras da Uniritter, professora Neiva Tebaldi Gomes.

www.trf4.jus.br