Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2010 > outubro > TRF4: presidente recebe título de cidadão de Porto Alegre

TRF4: presidente recebe título de cidadão de Porto Alegre

publicado 19/10/2010 13h45, última modificação 11/06/2015 17h11

O desembargador federal Vilson Darós, presidente do Tribunal Regional Federal  da 4ª Região (TRF4), recebe hoje (19), às 19h, o Título Honorífico de Cidadão de Porto Alegre. A sessão solene de outorga da distinção será realizada no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal da capital gaúcha, na Avenida Loureiro da Silva, 255.

Natural de Passo Fundo (RS), Darós iniciou sua carreira profissional como professor primário da capital gaúcha aos 21 anos, lecionando à noite em escolas no bairro Sarandi, nas vilas Passo das Pedras e Dona Teodora. Posteriormente, foi assessor municipal para a área cultural, em especial na administração do Auditório Araújo Vianna e do Teatro de Câmara.

Paralelamente à carreira como funcionário público, Darós estudava na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Graduou-se bacharel em 1970. Passou a atuar como advogado e depois na Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre (entre 1978 e 1980). Posteriormente, assumiu como advogado do Banco Central, cargo que exerceu até 1987, quando, após aprovação em concurso público, tomou posse como juiz federal.

Mais de duas décadas de dedicação à JF

Na magistratura federal, Vilson Darós foi diretor do Foro da Seção Judiciária do RS em 1993. No ano seguinte, foi promovido a desembargador do TRF4. Na corte, já presidiu a 1ª e a 2ª Turmas, especializadas em matéria tributária e trabalhista. Também foi membro do Conselho de Administração (2001-2003), coordenador dos Juizados Especiais Federais (2002-2003), vice-corregedor (2001-2003), vice-presidente (entre maio e junho de 2003) e corregedor-geral da JF da 4ª Região (2003-2005). Integrou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) gaúcho entre 2001 e 2003 (como juiz suplente) e entre 2007 e 2009 (como titular).

Desde junho de 2009, Darós comanda o TRF4, responsável pela Justiça Federal de primeiro e segundo graus dos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Em sua gestão, focada na busca por uma prestação jurisdicional ágil, eficiente e qualificada e, dessa forma, efetiva, foi desenvolvido e implementado, em toda a Região Sul, o processo eletrônico judicial, o e-Proc v2. Com o uso do sistema, desenvolvido inteiramente por servidores e magistrados da Justiça Federal da 4ª Região, todas novas ações que são protocoladas em qualquer uma das varas federais que existem na região já nascem eletrônicas. Na área administrativa, foi implantado na corte o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que permite o gerenciamento virtual dos processos administrativos. Esse sistema, inclusive, será utilizado na Prefeitura de Porto Alegre.

Darós tem filhas e netos e é casado com Cláudia Helena Schmitt Peres. O presidente do TRF4 tem mestrado em Administração do Poder Judiciário pela Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas, mesma instituição em que concluiu MBA em Administração do Poder Judiciário.

A entrega do título de Cidadão de Porto Alegre ao presidente do TRF4 foi proposta pelo vereador Reginaldo Pujol.

www.trf4.jus.br