Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2010 > Setembro > Esmaf apresenta relatório sobre o futuro do planeta

Esmaf apresenta relatório sobre o futuro do planeta

publicado 15/09/2010 16h40, última modificação 11/06/2015 17h13

Na manhã desta quarta-feira, dia 15, o professor de planejamento e gestão ambiental da Universidade Católica de Brasília, Genebaldo Freire Dias, proferiu a palestra “Relatório homo sapiens: uma simulação dos cenários e desafios socioambientais” durante a I Jornada de Direito Ambiental da Escola de Magistratura Federal da 1.ª Região (Esmaf), que ocorre até o dia 17 de setembro.

Por meio de 260 eslaidese seis vídeos, o palestrante mostrou a trajetória da formação da Terra, o surgimento do ser humano e simulou o futuro da civilização até o ano de 2200. Na simulação apresentada, Genebaldo Freire afirma que na data limite estabelecida no relatório, feito por ele mesmo, “chegaremos a uma situação de colapso do planeta”. Segundo o professor, os cenários desenhados hoje para a condição de vida na Terra vão até o ano de 2200. “O ser humano tem um pensamento muito curto; as decisões que forem tomadas nos próximos cinco anos serão determinantes da maneira como chegaremos a 2200”, afirmou Freire.

De acordo com o palestrante, ainda podem ser efetivas as estratégias de preservação do planeta se aplicadas imediatamente, no próximo período de cinco anos. “Não estou falando do clima, mas da falta de atenção, da ignorância, do analfabetismo ambiental, da exclusão social, da ganância, do modelo de desenvolvimento baseado unicamente na exploração e na degradação. Esses aspectos ainda poderão ser modificados”, ressalta Genebaldo, lembrando que isso já vem mudando gradativamente desde a década de 70, contudo “a velocidade dessas mudanças é lenta para tudo o que está acontecendo”.

Segundo ele, uma das vias para a preservação dos sistemas ambientais é a consciência das pessoas e, se essa modificação mental e de comportamento não vierem de maneira natural, “talvez venha pela fome, pela sede ou por meio de outras privações. O nosso planeta tem limites, mas a nossa espécie quer viver sem limites”, alerta o professor.
Em outubro, Genebaldo Freire lançará o livro homônimo da palestra apresentada na jornada da Esmaf.

http://www.trf1.gov.br