Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2010 > Setembro > JFRJ promove debate sobre o crime como espetáculo

JFRJ promove debate sobre o crime como espetáculo

publicado 03/09/2010 14h10, última modificação 11/06/2015 17h13
O psicanalista Carlos Alberto Plastino, o cientista social Paulo Jorge Ribeiro e a juíza federal Simone Schreiber participam como palestrantes

No dia 09 de setembro, quinta-feira, das 17 às 20h, no auditório do Foro da Justiça Federal do Rio de Janeiro, o Núcleo de Comunicação Social promove uma mesa-redonda sobre o tema “o crime como espetáculo: a sociedade entre a banalização e o medo”. Os palestrantes são o psicanalista Carlos Alberto Plastino, o cientista social Paulo Jorge Ribeiro, ambos professores da PUC/RJ, e a juíza federal Simone Schreiber,  professora da Unirio.

O evento é parte da programação de aniversário de um ano do site da intranet da JFRJ, Antena Jus, e do lançamento do house organ homônimo. O NCOS decidiu incluir na programação um debate sobre violência, porque é uma das questões que mais preocupa os brasileiros e ganhou uma cruel notoriedade nos últimos meses, marcados por crimes bárbaros.

A questão que vai nortear o debate será a seguinte: na sociedade do espetáculo, a exposição excessiva de crimes e de suspeitos não contribui tanto para banalizar a violência quanto para superdimensioná-la, estimulando a indiferença ou a sensação de medo e insegurança nas pessoas? Para debater, três especialistas de áreas diferentes, com grau de doutor e reconhecida competência.

Serviço
Seção Judiciária do Rio de Janeiro
Núcleo de Comunicação Social
Av. Rio Branco, 243, Centro; auditório: anexo II, 14º andar,
tel. 21-32188737
(metrô – Cinelândia, saída Santa Luzia)