Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2011 > Abril > Presidente do TRF5 assume defendendo um Judiciário fortalecido

Presidente do TRF5 assume defendendo um Judiciário fortalecido

publicado 31/03/2011 14h20, última modificação 11/06/2015 17h12

O desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima assumiu, ontem, a Presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, afirmando que “é tempo de reagir. A Magistratura de primeira e segunda instâncias que temos na 5ª Região, por suas egrégias qualidades, não pode ser alijada de suas atribuições, não olvidando que sentença é sentir e não sente quem meramente cataloga, copia, adapta”. Enfatizou que precisará do auxílio dos desembargadores “para levar a bom porto o exercício da Presidência. Trata-se de necessidade real”.

Ressaltou a ajuda que terá dos colegas que com ele integram a nova Mesa Diretora, desembargadores Vladimir Sousa Carvalho e Rogério Fialho Moreira. “Auxílio também encontro nos exemplos tomados das Presidências anteriores, com seus acertos e erros, e os colegas a que me refiro, os acertos felizmente em muito maior número que os erros. Mas sempre se aprende com uns e outros”, acrescentou. Falou do estilo democrático do ex-presidente, herdando a maioria da equipe escolhida a dedo. Convocou os juízes federais de todas as Seções Judiciárias a presidir com ele a Justiça Federal na 5ª Região, citando Carlos Drummond de Andrade para quem ”não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas”.

Luiz Alberto Gurgel se despede destacando avanços da Justiça Federal

No início da sua fala de despedida da Presidência do TRF5, o desembargador Luiz Alberto Gurgel lembrou das primeiras reuniões com a equipe, quando foram tomadas decisões importantes, como o desenvolvimento do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Ele citou, ainda, a ampliação da primeira instância com mais 48 Varas para a 5ª Região, 15 delas já instaladas nesse biênio, sendo 12 novas cidades do interior, que passam a contar com a Justiça Federal. Assinalou que o futuro reserva ao TRF5 mais progresso, por tudo que já foi feito e ainda o será nas administrações vindouras. E concluiu citando Fernando Pessoa, para quem “o valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”.

Assinado acordo para mutirões de conciliação

Durante a solenidade de posse da nova Mesa Diretora desta Corte foi assinado acordo de cooperação técnica entre a Corregedoria Nacional de Justiça, Corregedoria-Geral da Justiça Federal, Caixa Econômica Federal e a Empresa Gestora de Ativos (EMGEA), os Tribunais Regionais Federais

www.trf5.jus.br