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Encontro de Gestão Administrativa acontece dias 16 e 17 em Brasília

publicado 17/08/2011 13h35, última modificação 11/06/2015 17h12

 
Diretores das secretarias administrativas (Secad) do Tribunal e das seções judiciárias, dirigentes das secretarias de Orçamento (Secor), Controle Interno (Secoi), Tecnologia da Informação (Secin), Bem-Estar Social (Secbe), Judiciária (Secju), Recursos Humanos (Secre) e de Estudos e Apoio à Gestão Organizacional (Cenag) do TRF participam do Encontro de Gestão Administrativa, nos dias 16 e 17 de agosto, em Brasília.

O evento tem como objetivo promover o aprimoramento da gestão administrativa das secretarias de administração da Justiça Federal de 1.º grau da Primeira Região, por meio da troca de experiências entre as seccionais e a integração dessas com as secretarias do TRF da 1.ª Região.

A abertura do encontro foi feita pelo presidente do Tribunal, Olindo Menezes. O desembargador federal disse ser esse o momento de compartilhar dificuldades e traçar metas para resolver os problemas, que são os mesmos em praticamente todas as seções: falta de pessoal e informatização. O presidente lembrou que os desafios dos gestores são muito grandes e as demandas são sempre superiores à capacidade de atender, por isso é preciso se especializar.

Nesse sentido, Olindo Menezes anunciou a realização do “Curso de práticas cartorárias e direção de secretaria para futuros diretores”, destinado a atuais e futuros dirigentes das secretarias administrativas.  O curso, que está em fase de elaboração, será ministrado pela Universidade Corporativa da Justiça Federal da Primeira Região (Unicorp) em quatro núcleos: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Teresina (PI).

Durante o evento, o diretor-geral do TRF da 1.ª Região, Felipe dos Santos Jacinto, lembrou que as seções judiciárias cresceram muito. “Nós nos instalamos aqui com 49 varas federais; hoje são 230. O Tribunal tinha apenas 18 juízes; hoje são 27 desembargadores que representam metade daquilo que nós precisamos. As coisas cresceram de uma forma tão grande que se não tivermos uma dedicação muito firme, um acompanhamento muito de perto das coisas, não teremos condições de resolvê-las”.

Em tom de parceria e colaboração, os gestores administrativos apresentaram-se um a um, falando das rotinas, desafios e dificuldades de cada seccional, bem como das alternativas de soluções encontradas para sanar ou minimizar os problemas vivenciados e as práticas que tenham contribuído para o aperfeiçoamento da gestão. O primeiro dia do encontro também teve espaço para desabafos.

O diretor da secretaria administrativa da seccional do Amazonas, Edson Souza e Silva, lembrou que, por lá, as dificuldades são imensas, assim como na região Amazônica: “Temos sete varas na capital e uma em Tabatinga, distante mil quilômetros da capital. Não tem rodovia. O deslocamento é de barco ou avião. Por lá a internet é precária, compras e fornecedores, tudo é muito difícil. O custo é alto, o tempo de entrega supera qualquer expectativa.”

Somada a tudo isso, a falta de pessoal é um dos maiores entraves para a Justiça Federal do Amazonas. Mas, apesar dos problemas com a informática, o computador se tem tornado um grande aliado na região. “Umas das possibilidades é usar com mais frequência as rotinas informatizadas já existentes, como o malote digital, que é uma ferramenta muito importante. Reduz tempo e número de servidores para realizar os serviços”.  

A falta de pessoal também é um grave problema no Acre. A diretora do Núcleo Judiciário, Nargilene Marques Dourado de Almeida, que representa o diretor da seção administrativa da seccional do Acre, explicou no encontro que, em razão da deficiência de pessoal, os novos servidores acabam colocando a mão na massa, sem tempo para conhecer a realidade do local de trabalho e as atividades dos colegas. “Muitas vezes o que nós vemos é que, pela concentração de conhecimentos, há um prejuízo na sequência do desenvolvimento das tarefas.”

 A solução veio da Bahia. “Nós fazemos treinamentos com novos servidores, estagiários e terceirizados. Fazemos uma semana de treino para que eles conheçam núcleo por núcleo da Justiça, tenham ideias de práticas cartoriais, conheçam a área administrativa, pois assim eles se sentem mais seguros no seu trabalho, rendem mais, e isso faz com que a casa cresça. Isso retorna em benefício para a própria casa e para a Justiça”, diz a diretora da seção administrativa da Bahia, Iolanda Doria.

Participam do encontro os servidores Ailton Ferreira Filho (SJGO), Aléssio Sales Lustosa (SJPI), Carlos Eduardo Brazil Barbosa (SJMT), Cláudia Celma Santos de Miranda (SJMA), Edson Souza e Silva (SJAM), Érico Souza Santos (SJRO), Iolanda Doria (SJBA), José James Dias Coelho (SJAP), José Luiz Miranda Rodrigues (SJPA), Leotávia Helena Fraxe de Queiroz (SJRR), Loíla Barbosa Aguiar de Almeida (SJDF), Márcia Dias Pimenta (SJMG), Nagilene Marques Dourado de Almeida (SJAC) e Ricardo Antonio Nogueira Pereira (SJTO).

 

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