Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2011 > Agosto > Justiça Federal publica sentença da Operação “Ponto 45”

Justiça Federal publica sentença da Operação “Ponto 45”

publicado 31/08/2011 09h15, última modificação 11/06/2015 17h12

Foi publicada nesta segunda-feira (29) sentença condenatória dos réus da Operação “Ponto 45”. O documento foi assinado pelo juiz federal Pedro Carvalho Aguirre Filho, da 1ª Vara Federal Criminal de Foz do Iguaçu. A investigação teve início em 2009 e objetivava desarticular uma organização criminosa de tráfico internacional de drogas, armas e munições. Todos os denunciados foram condenados.

 As provas colhidas durante a investigação mostraram que as drogas, principalmente maconha e crack, vinham do Paraguai e chegavam ao Brasil por meio de portos clandestinos nas margens do Rio Paraná. De Foz do Iguaçu, os criminosos contratavam adolescentes para transportarem as substâncias para Curitiba e cidades do interior de São Paulo e Santa Catarina.

 A ação aconteceu a partir de representação formulada pela Delegacia de Polícia Federal e Ministério Público Federal. A quadrilha atuava na Favela do Queijo, também em Foz do Iguaçu. A quebra do sigilo telefônico dos envolvidos deu pistas de que a quadrilha mantinha vínculos com o PCC (Primeiro Comando da Capital). Durante a investigação houve várias prisões em flagrante.

 Em 2009 foi decretada prisão preventiva de sete investigados. Todos foram presos. Atualmente, um dos envolvidos encontra-se foragido. Os acusados não podem apelar em liberdade.
 
PROCEDIMENTO ESP.DA LEI ANTITÓXICOS Nº 2009.70.02.006500-5