Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2011 > Agosto > Seminário Justiça em Números apresenta radiografia do Judiciário brasileiro

Seminário Justiça em Números apresenta radiografia do Judiciário brasileiro

publicado 30/08/2011 14h15, última modificação 11/06/2015 17h12

 
Na manhã desta segunda-feira, dia 29, o presidente do Tribunal, desembargador federal Olindo Menezes, integrou a mesa de abertura dos trabalhos do Seminário Justiça em Números, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento ocorreu na sede da Escola de Magistratura Federal (Esmaf), em Brasília. A mesa foi presidida pelo ministro Cezar Peluso, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), sendo composta, ainda, pelo advocado-geral da União, Luiz Inácio Lucena Adams.

O presidente Olindo Menezes afirmou ser uma honra para o Tribunal sediar evento de tamanha importância, já que o CNJ passou a fazer parte do dia a dia dos tribunais, desde sua criação, sendo um “divisor de águas” no Poder Judiciário brasileiro. “Colaboraremos em tudo com prazer porque estamos dando passos adiante na construção de um Poder Judiciário decente, eficiente, transparente e sério”, afirmou.

Na abertura do seminário foi divulgada a última edição do Justiça em Números, espécie de censo que traça uma radiografia do Judiciário brasileiro com relação à tramitação dos processos e desenvolvimento dos programas ao longo do ano de 2010.

De acordo com a pesquisa, 83,4 milhões de processos tramitaram nos tribunais brasileiros em 2010, o que significa 0,6% a mais do que em 2009. O ministro Peluso destacou, ainda, que o relatório também registra um aumento da taxa de congestionamento de 67% (2009) para 70% (2010). A maior taxa de congestionamento encontra-se na área de execução fiscal, principalmente na primeira instância da Justiça estadual, com índice que chega a 90%.

O seminário foi encerrado pela corregedora nacional de justiça, ministra Eliana Calmon.

 

Tribunal Regional Federal da 1.ª Região