Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2011 > Fevereiro > Juiz federal lança obra sobre crimes tributários

Juiz federal lança obra sobre crimes tributários

publicado 17/02/2011 10h15, última modificação 11/06/2015 17h12

Numa solenidade prestigiada por diversas autoridades do cenário jurídico e político nacional, foi lançada ontem, dia 16, no hall do Plenário do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília, a obra “Crimes Tributários”, de autoria do juiz federal Roberto Carvalho Veloso, titular da 27.ª Vara Federal do DF e presidente da Associação dos Juízes Federais da Primeira Região.

O vice-presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, no exercício da presidência, desembargador federal José Amilcar Machado, em seu pronunciamento de abertura, externou sua satisfação em receber o autor para tão importante empreitada nas dependências do Tribunal. Ele falou da atuação de destaque do juiz federal no âmbito da Justiça Federal da Primeira Região e no magistério. Comentou, ainda, o trabalho do autor, resultado de sua tese de doutorado apresentada na Universidade Federal de Pernambuco. “É um trabalho de natureza rigorosamente científica.” E concluiu: “Desta feita, o juiz Roberto Veloso aprimora sua formação acadêmica e entrega ao mundo jurídico valiosa contribuição intelectual ao abordar tema momentoso para os magistrados, membros do Ministério Público e advogados”.

O juiz Roberto Veloso agradeceu a acolhida do TRF para o lançamento de seu livro e a presença de todos “que abrilhantam nossa festa". Ele teceu comentários sobre a obra, que retrata um pouco de sua história de luta como magistrado, além de refletir seu pensamento sobre o direito penal, “subsidiado e personalíssimo”.

Ao final, o autor fez a entrega de um exemplar da obra ao vice-presidente Amilcar Machado e à diretora da Biblioteca e Acervo Documental, Márcia Mazo dos Santos.

Prestigiaram a solenidade, ainda, entre outras autoridades, os desembargadores federais Tourinho Neto, Assusete Magalhães, Carlos Olavo, Cândido Ribeiro, Daniel Paes Ribeiro, Leomar Amorim, Osmar Tognolo e Reynaldo Fonseca, o presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal, Ari Pargendler, acompanhado do ministro também do STJ, Edson Vidigal; o presidente da Ajufe, Gabriel Wedy; juízes federais; Marco Aurélio Florêncio, que prefaciou a obra; o diretor-geral do TRF, Felipe dos Santos Jacinto, e o secretário-geral do TRF, Joseny Marques Freire.

www.trf1.jus.br